A incrível Chapada das Mesas: Maranhão

onde fica, como ir e melhor época para conhecer a chapada das mesas

Quando pensamos em turismo no Maranhão, o primeiro destino que vem à cabeça são os Lençóis Maranhenses. De fato é a atração máxima do estado, mas tem mais. O Parque Nacional da Chapada das Mesas, localizado bem próximo à divisa com o Tocantins, tem um cardápio de cachoeiras e lagos de tonalidades azuis impressionantes. E com vantagens: não é roots nem tem trilhas difíceis como em outras chapadas. Quase todas as cachoeiras contam com passarelas de madeira, o que deixa tudo mais fácil na hora de circular, tanto que não faltam famílias com crianças (às vezes de colo) e idosos.

Como chegar à Chapada das Mesas? (mapa ao fim deste post)

A cidade-base para visitar as atrações é Carolina, que tem menos de 30 mil habitantes e fica a 840 km ao sul de São Luís. Os aeroportos mais próximos são Araguaína, no Tocantins (119 km), e Imperatriz, no Maranhão (221 km). Algumas empresas oferecem traslados, mas alugar um carro vale a pena para se ter maior liberdade para programar os passeios. Muita gente aproveita para emendar com um passeio ao vizinho Jalapão.

Quando ir?

Na época da seca, que vai de maio a setembro: não cai um pingo d’água, o sol brilha e a temperatura chega aos 40 graus. As chuvas costumam aparecer entre outubro e maio. Evite especialmente o período entre final de janeiro e início de abril, quando chove muito mais.

Hospedagem

A hotelaria em Carolina é simples, mas vem melhorando nos últimos tempos. O Ventanas é uma das mais recentes inaugurações e tem tudo novinho. A Pousada dos Candeeiros fica em um casarão antigo e muito agradável. O New Center tem ótimo custo/benefício. A Pousada do Lajes fica pertinho da rodovia que leva para os passeios. Busque mais acomodações em Carolina aqui. Há também opções de hospedagem nas atrações Poço Azul e Pedra Caída.

Quantos dias ficar?

No mínimo três dias inteiros para conhecer as atrações principais (dois dias para o Complexo Pedra Caída e um dia para Poço Azul e Encanto Azul). Com um dia a mais você pode conhecer São Romão e Prata. Uma semana possibilita fazer tudo com calma e rever alguns lugares.

Galeria de Fotos

Fotos por: @chapada_dasmesasoficial
Fonte: Abril

Check Also

Chapada do Araripe – Ceará

A Chapada do Araripe é um ponto turístico que oferece inúmeras atrações naturais ao viajante: …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *