Blumenau – Santa Catarina

Capital Brasileira da Cerveja e casa da maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha, Blumenau, em Santa Catarina, atrai cada dia mais visitantes em busca do turismo cervejeiro de qualidade e bons chopes especiais. A cidade já transformou a bebida, que é paixão nacional, em rota oficial e Blumenau divulga o Vale da Cerveja como uma das principais atrações turísticas de Santa Catarina. 

Se você estiver de viagem marcada para a Oktoberfest de Blumenau, prepare-se para dias de muita festa, música, dança e, claro, canecos e mais canecos de chope da melhor qualidade! Tudo acontece na encantadora Vila Germânica, que dá aos visitantes um gostinho do que é uma típica vila do interior da Alemanha. O lugar, ponto turístico obrigatório em Blumenau, ajuda a entrar no clima de eterna felicidade da Oktoberfest. 

Visitar Blumenau é estar em contato direto com a cultura germânica, que se mostra não só na cerveja, mas também na culinária típica e na arquitetura enxaimel, ainda presente em alguns pontos da cidade. A região, colonizada por alemães na metade do século XIX e depois por italianos e poloneses, respira a cultura europeia. Ao percorrer o Centro de Blumenau, especialmente a Rua XV de Novembro, ainda é possível ver alguns prédios inspirados no estilo enxaimel, porém pouco resta das edificações antigas e originais de cidade. Ainda assim, a população faz questão de manter costumes e tradições típicas da Alemanha. Aproveite os dias em Blumenau para mergulhar na cultura germânica e, claro, em muitos copos de chope!

O que fazer em Blumenau: Oktoberbest e muito mais!

Blumenau é famosa pela Oktoberfest, que acontece sempre no mês de outubro e movimenta o turismo da região. Ainda que seja a grande atração de Blumenau, é possível também curtir o turismo cervejeiro em outras épocas do ano. Para quem vai à cidade fora da Oktoberfest, uma ótima pedida é percorrer a rota do Vale da Cerveja, onde diversas cervejarias de Blumenau e arredores recebem turistas para visitas guiadas e degustações. 

Boa pedida também para experimentar algumas cervejas e chopes especiais é o sempre animado Parque Vila Germânica. O espaço recebe o evento da Oktoberfest de Blumenau, mas permanece aberto durante todo o ano com uma enorme variedade de bebidas à venda. Um deleite para os amantes da cerveja, que podem degustá-la em diferentes versões com bons pratos típicos alemãs.

Entre um caneco e outro de chope, não deixe de percorrer os principais pontos turísticos de Blumenau, onde é possível conhecer mais sobre a história da cidade. Comece pela Rua XV de Novembro e depois siga para alguns museus locais, como o Museu da Família Colonial, o Museu de Hábitos e Costumes, o Museu Hering e o Mausoleu Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, além, é claro, do Museu da Cerveja. É possível ver tudo em um ou dois dias. 

Depois de tomar alguns chopes e percorrer os principais pontos turísticos de Blumenau, que tal ir ao Beto Carrero World? Maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero está localizado a apenas 60 km de Blumenau e rende um divertido dia de passeio. Outras boas opções para passar o dia são a cidade de Pomerode e a Rota do Enxaimel, com a linda arquitetura típica da região.

Além da rota cervejeira e passeios pelos arredores, Blumenau pode render ainda ótimas compras. A cidade é polo de produção têxtil e de peças de cristal. Outlets ajudam a economizar e são boas pedidas para aquisição de roupas de cama, mesa e banho, assim como de taças de cristais. Fazer compras em Blumenau é quase um roteiro turístico!

Onde ficar em Blumenau

Blumenau tem duas realidades distintas em relação à hospedagem: a primeira é durante os dias da Oktoberfest e a segunda, durante todo o resto do ano. No período da Oktoberfest, a cidade tem hotéis esgotados e será quase impossível conseguir uma vaga de última hora. Com meses de antecipação, já será difícil encontrar um quarto; por isso organize-se com muita antecedência! Em todo o resto do ano, não haverá dificuldade, salvo dias raros em que a cidade recebe grandes feiras e festivais, como o Sommerfest em janeiro e o Festival Brasileiro da Cerveja em março.

Confira mais detalhes sobre onde ficar em Blumenau e algumas dicas de hospedagem na região.

Quando ir a Blumenau

A altíssima temporada em Blumenau é marcada pelo período da Oktoberfest, que acontece sempre no mês de outubro. Durante os dias da Oktoberfest de Blumenau, as hospedagens ficam esgotadas e a cidade lotada. Caso você faça parte da enorme turma que busca Blumenau pela Oktoberfest, é melhor se organizar com alguns meses de antecedência. Capriche no figurino germânico, compre uma bela caneca e prepare-se para uma maravilhosa maratona de bons chopes regados a grandes doses de felicidade.

Quem gosta da Oktoberfest, mas não pode estar em Blumenau no mês de outubro, pode curtir o Sommerfest, evento conhecido como a Oktoberfest de Verão e que acontece sempre no mês de janeiro. Outro bom festival para os amantes da bebida é o Festival da Cerveja, que acontece em março. Ambos os eventos atraem muitos turistas e costumam lotar a cidade.

Fora os eventos que atraem muitos turistas, Blumenau é um destino que vale a visita durante todo o ano. Veja mais detalhes sobre quando ir a Blumenau.

Blumenau

Como chegar a Blumenau 

Blumenau está localizada no estado de Santa Catarina, distante 65 km do Balneário Camboriú. É possível chegar à cidade de ônibus, carro ou mesmo de avião. Neste caso, será necessário pegar um voo para uma das cidades vizinhas. A opção mais próxima para quem pretende chegar a Blumenau de avião é o Aeroporto Internacional de Navegantes (NVT), distante 55 km. Para ir de Navegantes até o centro de Blumenau, basta pegar o ônibus Transporte Executivo no aeroporto. Confira mais detalhes sobre como chegar a Blumenau.

Quanto tempo ficar em Blumenau

Blumenau oferece um turismo fácil e sem grandes obrigações a cumprir. A cidade é pequena e pode tranquilamente ser percorrida em um ou dois dias. Nos outros, invista em visitas às cervejarias da região, às simpáticas cidades da Rota do Enxaimel e até mesmo em uma passadinha no Beto Carrero World, o maior parque de diversões da América Latina. Com cinco ou seis dias em Blumenau você será bem feliz! E nem estamos falando do teor alcoólico das cervejas.

Quer saber mais sobre Blumenau? Preparamos um guia com dicas sobre a Oktoberfest e outros festivais, a rota das cervejarias, os restaurantes, onde se hospedar, quando ir, os principais pontos turísticos de Blumenau e tudo o que fazer na cidade! E quando estiver em Blumenau, não se esqueça de brindar! Ein Prosit!  

Fonte: Guia Melhores Destinos

About Redação Trilhas e Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *