Turismo nos parques nacionais pode gerar até 1 milhão de empregos

De acordo com estudo, o bom aproveitamento das unidades de conservação injetaria R$44 bilhões e quadriplicaria o número de visitantes

O potencial turístico dos parques nacionais pode gerar até um milhão de empregos para o país. Foi o que apontou um estudo do Instituto Semeia em parceria com Boston Consulting Group (BCG). Além dos postos de trabalho, o bom aproveitamento dos recursos naturais brasileiros pode injetar R$ 44 bilhões na economia e ampliar em até quatro vezes o número de visitantes recebidos em 2019, chegando a 56 milhões de pessoas.

Menina na vista para floresta da Tijuca
Fonte: Trilhatranscarioca / Parque Nacional da Tijuca

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a concessão dos parques nacionais, promovida pelo governo federal, impactará positivamente no setor, com melhorias na infraestrutura e no acesso. “Sabemos que nossos parques foram muito mal aproveitados em gestões anteriores. Por isso, estamos trabalhando na concessão das unidades de conservação que, além de investimentos para o país, gerará emprego e desenvolvimento para as cidades que contornam esses espaços”, disse.

A concessão de parques nacionais faz parte de um amplo projeto do governo federal para atrair investimentos e impulsionar os principais destinos do país. Até agora, o Brasil possui 18 unidades de conservação em diferentes estágios de concessões, entre elas o Parque Nacional do Iguaçu (PR) e a Floresta Nacional de Canela (RS). Todo o processo está sendo realizado em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio, obedecendo aos princípios de proteção ambiental das unidades de conservação.

Parque Nacional do Iguaçu deve bater 2 milhões de visitantes - Clickfoz
Foto: Rafael Guimarães / Parque Nacional do Iguaçu

De acordo com um estudo realizado pelo Ministério do Turismo, há 334 Unidades de Conservação (UCs)no Brasil distribuídas em todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, totalizando cerca de 9% do território nacional e 2% do bioma marinho costeiro. As UCs são classificadas em categorias: Parque Nacional; Floresta Nacional; Área de Proteção Ambiental; Reserva Extrativista; Área de Relevante de Interesse Ecológico; Estação Ecológica; Monumento Natural; Reserva de Desenvolvimento Sustentável; Reserva Biológica; Refúgio de Vida Silvestre.

VISITAÇÃO – O ano de 2020 fechou com os parques nacionais recebendo 8,4 milhões de visitas. Após serem fechadas ao público em março de 2020, devido aos protocolos sanitários da crise da Covid-19, as unidades de conservação federais começaram a ser reabertas, de maneira gradual, a partir de junho. A reabertura é condicionada aos decretos locais, conforme o potencial de visitação dos atrativos.

Foto: Nelson Yoneda / Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Depois da reabertura dos parques nacionais, em meados de junho, a visitação só cresceu até o final do ano, o que não ocorria em anos anteriores, nos quais havia oscilações no meio do ano. Os dados consolidados da visitação em 2020 e de outros anos podem ser visualizados pelo Painel Dinâmico, onde é possível conferir a visitação por meses, bioma, categoria, entre outros filtros e funcionalidades exclusivas do sistema.

Fonte: Vitor Maciel / Ministério do Turismo

Check Also

Embaixador da União Europeia visita a Universidade Federal de Goiás

A Universidade Federal de Goiás (UFG) recebe a visita do embaixador da União Europeia no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *