Cachoeira do El Dorado – Barcelos/AM

Localizada no Parque Estadual Serra do Aracá, em Barcelos, no norte do Amazonas, a Cachoeira do El Dorado é a mais alta queda d’água do país.

Possuindo 353 metros de altura, equivalente a um prédio de 126 andares, a cachoeira fica a 211 quilômetros em linha reta da sede do município ou 393 pelo trajeto do rio, tornando-se longe e de difícil acesso devido às curvas durante o percurso com “voadeiras”, as pequenas embarcações de motor possante que fazem o trajeto no Rio Aracá.

Já de Manaus, são 405 quilômetros em linha reta ou 655 por vias fluviais. Para chegar até a cachoeira por via fluvial, é necessário uma longa viagem de 33 horas de barco tradicional saindo de Manaus, porta de entrada. Também existe a opção expressa, uma embarcação rápida que leva em torno de 12 horas.

Outra opção é por meio do táxi, tendo uma viagem curta de apenas 1 hora. O acesso até o topo da cachoeira até sua base pode ser feito uma trilha de 10 quilômetros. 

Serra do Aracá

A região é repleta de montanhas acima de 2 mil metros de altitude, ilhas fluviais, praias de areia branca, rios abundantes e abriga uma imensa diversidade de fauna e flora.

Quando ir

 A melhor época para visitação da cachoeira é entre abril e setembro, período de chuvas na região.

Curiosidade

A Serra do Aracá, que fica em Barcelos, ocupa uma área de 1.818.700 hectares,  ou seja, é doze vezes maior que a cidade de São Paulo, que possui 153.000 hectares. Barcelos também detém do título de segundo maior município do Brasil, ficando apenas atrás de Altamira, Pará.

História

Cerca de lendas, mistérios e mitos com influência da civilização índigena dos Incas, entre elas se destaca a lenda do termo Eldorado, que significa homem dourado em espanhol.

A história relatada por espanhóis do século XVI conta que existia uma região de planície alagada pertenceria ao lendário Lago Parime, uma cidade índigena de vastamente rica conhecida como Eldorado, detentora ruas de ouro e riquezas incalculáveis coberta pela natureza.

Fonte: Turismo de Natureza

About Redação Trilhas e Turismo

Check Also

São Thomé das Letras – Minas Gerais

São Thomé das Letras em Minas Gerais, é famosa por seu lado místico e suas cachoeiras deliciosas. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *