Praia de Moreré – Ilha de Boipeba/BA

A Praia de Moreré, na Bahia, é uma das mais conhecidas da Ilha de Boipeba, mas nem por isso é a mais bonita. Calma, o lugar é sim uma delícia e lindo, mas a fama não necessariamente tem o título de melhor praia.

Por outro lado, Moreré ainda mantém aquele clima mais autêntico de vila de pescadores, embora já tenha uma certa estrutura. Já a Velha Boipeba, região mais desenvolvida da ilha, ganha ares um pouco mais contemporâneos.

Claro que não estou comparando com a vizinha Morro de São Paulo, já que o clima aqui é pacato praticamente o ano todo… o que faz da ilha um destino paradisíaco.

PRAIA DE MORERÉ, BAHIA

A praia fica a cerca de 5km da Velha Boipeba, onde os turistas costumam desembarcar pelo cais. Como falaremos mais abaixo, há várias maneiras de chegar em Moreré, inclusive a pé se você gostar de trilhas que vão beirando o mar.

Vila de Moreré em Boipeba (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Ruas da Vila de Moreré em Boipeba

Segunda principal vila da Ilha de Boipeba, Moreré ainda tem ruas de areia, mas conta com uma certa estrutura de restaurantes, pousadas e mercadinhos.

A orla é bem pequena e a parte mais estruturada fica à esquerda de quem está de frente pro mar. É uma praia bem bonita, mas confesso que gostei mais da vizinha Bainema. Dá pra chegar facilmente até lá caminhando por cerca de 10min, como falarei mais adiante.

A praia também é famosa pelas piscinas naturais de Moreré. Você pode tentar encontrar algum barqueiro que te leve até lá na maré baixa. Se não, o famoso passeio de Volta à Ilha costuma passar por lá e visitar diversas outras praias. Nós adoramos!

TRILHA PRA BAINEMA

Como falei, se você quiser conhecer uma das nossas praias favoritas em Boipeba, vale fazer a curta trilha de Moreré a Bainema. Leva uns 10min e, ao chegar, você verá que ela é praticamente deserta.

Praia de Bainema em Boipeba (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Só bem no final, depois de percorrer toda sua orla, é que há uma simpática barraca com estrutura de praia, a Pontal do Bainema. Mas infelizmente nem sempre ela está berta.

É essa parte mais distante de Bainema que achamos a mais bonita, com águas cristalinas e sem ondas.

ONDE COMER EM MORERÉ E A ESTRUTURA DA VILA

Como falei, a vila tem alguns comércios, mercadinhos e restaurantes. Alguns deles ficam na praia e servem de apoio para os turistas. O Coco Bambu Music Bar pertence à pousada de mesmo nome, mas achamos os preços bem abusivos

Coco Bambu Music Bar (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Coco Bambu Music Bar

Ao lado há outras opções mais simples, como o Brisa e Mar, Barraca do Giba e Da Da Luz, que têm preços melhores pra passar o dia na praia. A cerca de 500m dali, o Restaurante Paraiso é um dos mais famosos de Moreré e é pé na areia.

ONDE FICAR

Muita gente que quer curtir o sossego de Moreré gosta de se hospedar por aqui. É uma boa ideia pra quem quer tranquilidade. Mas como os serviços são mais restritos, principalmente à noite, vale escolher uma pousada com uma boa estrutura.

Nós visitamos a Alizées, que é uma das mais bem conceituadas e charmosas. Simplesmente amamos a vista para o mar que as suítes têm. Como fica numa pequena montanha, é bom estar com o fôlego em dia pra ir da recepção até os quartos.

Pousada Alizées em Boipeba (Foto: Divulgação)
Pousada Alizées (Divulgação)

A pousada A Mangueira também é charmosa, embora não fique na praia, mas pertinho. Já a Coco Bambu, que falamos acima, tem estrutura na areia e alguns bangalôs simpáticos. Por fim, outra bem recomendada é a Pousada dos Ventos, uma opção mais rústica e pé na areia.

COMO CHEGAR EM MORERÉ

Como falei no começo, há várias formas de como ir da Velha Boipeba a Moreré, é só você escolher a que preferir. São cerca de 5km de distância.

CAMINHANDO

A caminhada leva cerca de 2h e é importante fazê-la durante a maré baixa. Você irá seguir a trilha passando pelas praias de Tassimirim e Cueira até chegar ao Rio Oritibe e cruzá-lo. Daí a importância da maré, já que atravessá-lo na baixa é bem tranquilo.

Em seguida você já avistará os coqueiros da Fazenda Moreré e, depois de cruzá-la, já estará na vila. Caso quando você for retornar à Velha Boipeba a maré já esteja alta, opte por uma das opções abaixo.

DE TRATOR

Esse é um modo bem divertido de chegar a Moreré. A jardineira sai do Ponto do Trator na Velha Boipeba (a cerca de 10min do centrinho; pergunte aos moradores onde fica) e custa R$ 10* por pessoa em cada trecho.

Trator em Boipeba, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ele sai assim que a lotação for de ao menos cinco passageiros, mas você pode fretá-lo também. O mesmo vale para o retorno. A viagem é de cerca de 20 a 30 minutos.

Caso esteja chegando em Boipeba com malas, vale contratar um carregador no cais para ir até o Ponto do Trator, já que a distância é razoável se estiver com peso.

DE QUADRICICLO OU MOTO

Essa é uma das maneiras mais rápidas e nós usamos pra voltar à cidade, já que não tinham passageiros suficientes no trator. Custa R$ 20* por passageiro em cada trecho; o quadriciclo tem capacidade para dois em cada veículo e a moto, para um. A viagem dura só uns 15 a 20 minutos.

DE BARCO

Dependendo do clima e situação do mar, você ainda pode fretar uma lancha no cais ou com alguma agência de turismo, como a Coco Louco. Não é das opções mais baratas, mas dependendo do número de pessoas você ainda pode dar uma parada nas piscinas naturais.

*preços checados em março/2020

QUANDO IR

As chuvas são bem distribuídas o ano todo em Boipeba, mas os meses quando chove menos costumam ser de Janeiro a Março e de Agosto a Dezembro.

Boipeba, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Na hora de escolher quando ir pra Moreré acho interessante pensar também na maré. Nas luas cheia e nova a maré baixa acontece pela manhã, então é melhor pra visitar as piscinas naturais.

Galeria de Fotos

Fonte: Esse Mundo é Nosso

Check Also

Morro dos Dois Irmãos – Fernando de Noronha

Cartão postal de Fernando de Noronha. O  Morro Dois Irmãos é o símbolo da ilha. Reúne o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *