Praia do Português – Ubatuba/SP

A Praia do Português, também conhecida como Prainha do Félix, muitas vezes passa despercebida pelos turistas. Essa pequena faixa de areia está escondida por uma trilha de pedras à direita da Praia do Félix e é imperceptível para quem não a conhece. Para um visitante mais atento, basta perceber o vai e vem de turistas ao final da faixa de areia para saber que ali está uma atração que merece ser conhecida. 

Com cenário que parece ter sido desenhado, a praia não chega a ter 50 metros de faixa de areia, mas é o suficiente para formar uma pequena porção de paraíso. Cercada por coqueiros, com areia clara e fina e um lindo mar verde esmeralda que forma piscina, a Praia do Português é aquela relíquia escondida em meio a um tesouro, afinal, a Praia do Félix é uma das prediletas dos turistas que visitam Ubatuba. Sendo assim, aproveite a visita à Praia do Félix para também curtir a Praia do Português. De quebra, e com um pouco mais de disposição, será possível também ir até a Praia das Conchas, localizada no canto esquerdo da Praia do Félix com acesso por trilha de vinte minutos em meio à mata. Vale dizer que não há opções para refeição por lá.

Quem estiver nos arredores da Praia do Félix poderá aproveitar o dia de passeio para visitar também a Praia de Itamambuca e a Praia do Prumirim, as duas bem pertinho e com rápido deslocamento pela estrada.

Como chegar à Praia do Português e à Praia do Félix

Distante 17 km ao norte do Centro de Ubatuba, a Praia do Félix tem acesso por dentro de um condomínio com entrada a partir do km 34 BR-101, de onde se percorre, por linda estrada, mais 1 km até o estacionamento do lado direito da praia; a partir deste ponto, tem-se acesso ao trajeto a pé por pista de terra. A trilha é bem tranquila e não leva três minutos para ser percorrida. Para estacionar no canto esquerdo, será necessário pegar um curto trecho de terra. No período de baixa temporada, não é comum ter cobrança da Zona Azul, mas na alta temporada certamente haverá fiscais na região. 

Para quem vai de ônibus a partir do Centro de Ubatuba, algumas linhas que levam à Praia do Félix, operadas pela Verdebus, são a 15 – Ubatumirim, a 16 – Almada via Estaleiro e a 17 – Picinguaba. Veja as linhas de ônibus de Ubatuba.

Para chegar à Praia do Português a partir da Praia do Félix, será necessário seguir até o canto direito da faixa de areia e passar pelas pedras. O trajeto é mais fácil na maré baixa e exige um pouco de habilidade dos turistas, que precisam subir e descer rochas e passar por dentro da água para chegar ao outro lado. Nada que um pouquinho de esforço não resolva. Em menos de cinco minutos, você estará na Praia do Português.

Galeria de Fotos

Fonte: Guia Melhores Destinos

Check Also

Morro dos Dois Irmãos – Fernando de Noronha

Cartão postal de Fernando de Noronha. O  Morro Dois Irmãos é o símbolo da ilha. Reúne o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *