Chapada dos Guimarães – Mato Grosso

Quando o assunto é viajar pelo Brasil, os primeiros destinos que vem em mente são as cidades litorâneas, sobretudo as localizadas no nordeste do país. Entretanto, o território brasileiro é extenso e está repleto de lugares com belezas naturais incríveis! Na região centro-oeste do país, por exemplo, estão importantes destinos turísticos, como a Chapada dos Guimarães situada no Mato Grosso.

Chapada dos Guimarães - Mato Grosso

Um destino que, assim como outras cidades situadas no interior do Brasil, é conhecido por suas riquezas naturais. Repleto de nascentes, cachoeiras, cânions e corredeiras, além de importantes espécimes da fauna e flora do cerrado brasileiro. E que, por consequência, é indicado para quem deseja descansar em contato com a natureza ou se aventurar em passeios radicais.

Onde fica e como chegar na Chapada dos Guimarães:

Chapada dos Guimarães é um município situado no interior do Mato Grosso, a cerca de 70 km de Cuiabá — a capital do estado. Quem viaja de outros estados para a região desembarca no Aeroporto de Cuiabá e segue de carro até a região. O traslado da capital do Mato Grosso até a Chapada dos Guimarães é de, aproximadamente, uma hora e meia, seguindo pela BR-251 e depois pela MT-020

Caverna Aroe Jari - Chapada dos Guimarães

O que fazer na Chapada dos Guimarães:

As principais atrações da Chapada dos Guimarães estão reunidas nas extensas áreas de proteção ambiental. Sobretudo, no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães criado em 1998 para proteger ecossistemas e assegurar a preservação dos recursos naturais existentes na região.

Ele encontra-se no quilômetro 50 da BR-251, a cerca de 13 km do centro do município, e está aberto para visitações todos os dias. Em uma área de 30 mil hectares estão distribuídas:

  • 60 nascentes;
  • 50 sítios arqueológicos e paleontológicos;
  • Cerca de 150 quilômetros de paredões de arenito;
  • Aproximadamente 480 cachoeiras.

Todos estes espaços podem ser explorados pelos turistas em passeios sob a orientação de guias e de acordo com a programação estabelecida pela administração do parque. Alguns já são considerados obrigatórios entre os visitantes, principalmente os que estão conhecendo pela primeira vez a Chapada dos Guimarães.

Circuito das Cachoeiras, por exemplo, está entre os passeios mais procurados pelos turistas. Com o auxílio de guias cadastrados, eles conseguem visitar importantes cachoeiras do parque e apreciar a rica biodiversidade do cerrado brasileiro. Os roteiros podem variar, mas algumas paradas são consideradas “obrigatórias”, tais como:

  • Cachoeira Véu de Noiva: com uma queda livre de 80 metros de altura, esta cachoeira é o cartão postal da Chapada dos Guimarães. Ela está cercada por paredões de arenito que formam uma paisagem incrível! Os turistas podem observar as suas belezas por baixo, após percorrer uma trilha ecológica, ou por cima através de um mirante localizado próximo à cachoeira.
  • Cachoeirinha: é também uma das cachoeiras mais populares da Chapada dos Guimarães. Possui uma queda de aproximadamente vinte metros de altura e um poço com pouca profundidade, por este motivo é uma boa alternativa de passeio para famílias com crianças ou idosos. Ela está localizada a cerca de 1 km da Cachoeira Véu de Noiva, logo em um só passeio é possível conhecer as duas cachoeiras.
  • Cachoeira da Prainha: entre as cachoeiras que compõem o circuito esta é a que possui a menor queda. Porém, é também a que possui uma das maiores piscinas naturais e uma prainha formada pela areia presente nas margens do rio. Por este motivo, está entre as favoritas dos turistas que desejam apenas relaxar tomando um bom banho de água doce.

Outras cachoeiras também podem fazer parte do circuito, assim como importantes cartões postais da região. Em um dos percursos, por exemplo, os turistas iniciam o passeio pela Casa de Pedra, uma caverna de arenito que já serviu de refúgio para povos indígenas, bandeirantes, tropeiros e campistas.

As trilhas ecológicas também levam os turistas até paredões, grutas e cavernas da Chapada dos Guimarães. A maior delas é a caverna Aroe Jari com 1.500 metros de extensão. Em uma das suas entradas está a Gruta da Lagoa Azul, um lago natural que ganha tons azulados quando é iluminado pelo sol.

Na Cidade de Pedra, outro cartão-postal da região, estão paredões com aproximadamente 350 metros de altura. Do alto da chapada os visitantes apreciam uma paisagem incrível, com direito a presença de Araras Vermelhas e outras espécimes de animais.

Nobres - Mato Grosso

Próximo a Chapada dos Guimarães está outro destino que chama atenção dos turistas no interior do Mato Grosso: Nobres. Esta pequena cidade entrou para a rota dos viajantes devido às suas nascentes de águas cristalinas que abastecem rios, grutas e cachoeiras.

A visibilidade da água faz de Nobres um ótimo destino para a prática de mergulho e flutuação, assim como em Bonito no interior do Mato Grosso do Sul.

A cachoeira da Serra Azul, a Lagoa das Araras e o rio Salobra estão entre as principais atrações da cidade localizada a cerca de 180 km da Chapada dos Guimarães. O trajeto que liga estes dois destinos é de aproximadamente duas horas e meia, portanto é possível aproveitar a estadia no interior do Mato Grosso para realizar passeios por estes dois destinos.

Chapada dos Guimarães - Mato Grosso

Chapada dos Guimarães é um destino que pode ser visitado a qualquer época do ano! Porém, ao planejar a sua viagem os turistas podem levar em consideração as alterações climáticas na região. Isto porque elas podem influenciar nos passeios e também na paisagem da chapada, que se altera drasticamente conforme o clima.

Durante os meses de abril a setembro, por exemplo, as temperaturas sobem consideravelmente no interior do Mato Grosso, com temperaturas máximas chegando aos 39ºC. Este é também um período de cheia na região, por consequência as cachoeiras estão com a sua capacidade máxima! As chuvas aparecem em alguns momentos do dia, mas nada que atrapalhe a experiência dos turistas.

Já no inverno o clima é mais agradável, as temperaturas variam entre 20ºC à 30ºC, sendo junho o mês mais frio na região. Este é um período de seca na Chapada dos Guimarães, por este motivo o volume de água nos rios e cachoeiras é reduzido. A nebulosidade pode atrapalhar um pouco a vista das paisagens nos mirantes, mas isso não diminui as belezas da região que pode ser explorada na sua totalidade.

Resort all inclusive na Chapada dos Guimarães:

Na Chapada dos Guimarães os turistas encontram diversas opções de hospedagem, incluindo um resort all inclusive! O Malai Manso Resort encontra-se às margens do Lago Manso, formado pelas águas represadas da hidroelétrica do Rio Manso, e a poucos quilômetros do Parque da Chapada dos Guimarães.

Ele é a opção de hospedagem perfeita para quem deseja aproveitar todos os passeios ecológicos da região sem abrir mão de conforto.

Na infraestrutura do Malai Manso estão distribuídas 353 acomodações, divididas entre suítes e bangalôs, todos preparados para acomodar famílias e/ou casais. O resort all inclusive também possui uma área de lazer completa, onde estão disponíveis:

  • 3.000 m² de piscinas;
  • Praia artificial em frente ao Lago Manso;
  • Espaços para a prática de esportes;
  • Equipamentos para a prática de atividades náuticas (sob custo extra);
  • Spa Malai by L´Occitane (sob custo extra).

Outras atividades para adultoscriançasadolescentes e idosos também estão a disposição dos hóspedes. Assim como espaços gastronômicos com cardápios preparados para agradar a diferentes paladares e indicados para todos os momentos do dia.

Malai Manso Resort é, portanto, indicado para quem deseja o máximo de conforto durante as férias no Mato Grosso. E ao mesmo tempo ficar hospedado em um ponto estratégico da Chapada dos Guimarães, já que o resort all inclusive está localizado próximo a todas as atrações turísticas da região.

Com essas dicas fica fácil começar a planejar a sua viagem para a Chapada dos Guimarães, não é mesmo?! Ajude outras pessoas a conhecerem os encantos do centro-oeste brasileiro compartilhando essa publicação nas suas redes sociais.

Galeria de Fotos

Fonte: Elite Resorts

Check Also

Chapada do Araripe – Ceará

A Chapada do Araripe é um ponto turístico que oferece inúmeras atrações naturais ao viajante: …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *