Trilhas do Cânion Fortaleza – Cambará do Sul

Cânion Fortaleza é o maior de todos os cânions do Brasil. Seus paredões têm 7,5 quilômetros de extensão e, em alguns pontos, até 900 metros de altura. O nome se deve ao formato geológico, que lembra uma fortaleza.

O Cânion Fortaleza faz parte do Parque Nacional da Serra Geral, uma unidade de conservação brasileira situada na divisa situada entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O cânion fica na divisa dos municípios de Cambará do Sul e Jacinto Machado.

Em nossa terceira visita ao cânion levamos o drone para ver esta maravilha da natureza por outros ângulos, e o tempo colaborou, o dia estava perfeito!

A entrada no Parque Nacional da Serra Geral é gratuita passou a ser cobrada a partir de outubro de 2021. Com a concessão à iniciativa privada, a  partir de agora deverão começar as melhorias na infraestrutura do parque.

  • O parque abre de quarta a segunda (incluindo feriados), das 8h às 17h.
    Atenção! Não abre na terças.
  • Ingresso a partir de 01/12/21: R$50 para 1 dia / R$80 para 2 dias.

Trilhas do Cânion Fortaleza

Há 3 trilhas que podem ser feitas no Cânion Fortaleza. Duas delas podem ser feitas por conta, sem a presença de um guia, já a terceira recomendamos que seja feita apenas com o acompanhamento de um guia local.

Trilha do Mirante

É a trilha que leva ao ponto mais alto do cânion e que oferece a melhor vista. Tem um percurso de 3,5 km (ida e volta) e uma subida um pouco cansativa na parte final.

Depois de chegar ao estacionamento basta seguir o percurso da estrada desativada, que inicia em uma área plana, porém metade dela é uma subida. Lá de cima se tem uma vista fantástica das paredes gigantescas. Em dias claros é possível ver parte da planície catarinense e parte do litoral gaúcho.

A subida até o topo é feita em 1h30 min (ida e volta). A vista é fantástica! Aproveite para sentar nas pedras e curtir a vista panorâmica dos paredões e encantar-se com o caminho traçado pelo Rio da Pedra, que corre na parte de baixo.

Dica: Na volta siga costeando um pouco pelas trilha que acompanha a borda do cânion para aproveitar outros ângulos da paisagem.

Trilha da Cachoeira do Tigre Preto

Esta caminhada apresenta um percurso de 2 km (ida e volta), sendo que o trecho é quase todo plano. Para chegar ao mirante da cachoeira do Tigre Preto é preciso atravessar o rio por cima da cachoeira, e seguir até a parte frontal da queda.

Porém a cachoeira é tão alta que dá para visualizar apenas a parte de cima dela. Tivemos que enviar nosso drone bem longe para conseguir fotografar inteira.

A Cachoeira do Tigre Preto tem 250 metros de altura e sua queda se distribui em 3 níveis diferentes. O local da queda é um vértice, onde se inicia um braço do cânion Fortaleza, apresentando um visual belíssimo entre os paredões.

Pedra do Segredo

A trilha da Pedra do Segredo é a sequência da trilha da Cachoeira do Tigre Preto. Basta continuar por mais uns 500 metros para visualizar a pedra. É formada por um bloco monolítico de 5 metros de altura e de aproximadamente 30 toneladas.

Portanto, o que encanta mesmo os turistas é o fato dessa grandiosa pedra estar equilibrada em uma base de apenas cinquenta centímetros.

Trilha da borda Sul

A trilha da Borda Sul é uma caminhada de 12,5 km que interliga o mirante à Pedra do Segredo. Esta trilha percorre toda a borda do cânion revelando partes do cânion pouco conhecidas, porém é recomendado ir com um guia local.

Atualmente (agosto de 2021), o acesso às trilhas é livre e não é obrigatória a contratação de um guia, porém para quem desejar, recomendamos os serviços da agência Guia Aparados da Serra, que opera no Cânion Fortaleza, tanto com serviço de guia como transporte, além de outras trilhas e a passeios 4×4 à cachoeiras de Cambará do Sul.

O botão abaixo leva direto no WhatsApp da Guia Aparados. Envie primeiro a mensagem automática “Contato por Viagens e Caminhos”. Depois combine este ou outro passeio na data desejada!

Como chegar ao Cânion Fortaleza

O Cânion Fortaleza fica a 23 km do centro da cidade de Cambará do Sul. Para chegar, basta seguir direto pela rua principal. São 15 km de asfalto estreito e os outros 8 km são de estrada de terra bem pedregosa até o local de estacionamento.

Dicas gerais para visitar o cânion

Na região dos cânions, por haver muita variação climática, por causa das bruscas mudanças de altitude. É muito comum a presença de neblina, mas costuma mudar rapidamente, em poucos minutos pode abrir ou fechar a paisagem.

Leve lanche e água, aliás, quanto à água, há nascentes no local para encher a garrafinha.
Tenha cuidado ao andar mas bordas do cânion, pois tem dias que o vento está bem forte lá em cima.

Onde se hospedar para visitar o Cânion Fortaleza

Para visitar este e outros cânions da região, nada melhor do que ficar na cidade de Cambará do Sul. Há uma grande variedade de hotéis e belas pousadas na cidade e zona rural.

Galeria de Fotos

Fonte: Viagens e Caminhos

Fotos: www.expedicaoandandoporai.com

Check Also

Alto Paraíso de Goiás

A cidade é um dos principais destinos turísticos do Estado de Goiás. Com um ar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *