Cascata Conde d’Eu – Sumidouro/RJ

Cascata tem a maior queda d’água do Estado, com 127 metros de altura.
Cenários do município já inspiraram o escritor José de Alencar.

Sumidouro é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, vizinho aos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Carmo, Sapucaia e Duas Barras. O município recebeu esse nome devido ao trecho do Rio Paquequer descer por entre pedras e rochas por um determinado trecho e reaparecer metros depois, formando assim um “sumidouro”.

O município ainda é muito pouco explorado, atualmente vem investindo no Ecoturismo e Turismo de Aventura. O Sumidouro é considerado o terceiro melhor lugar do país para a prática do parapente, além de existir grupos que praticam canoagem, rapel, ciclismo e motocross.

Uma grande atração na região é a Cascata Conde D’Eu, a maior queda d’água do estado do Rio de Janeiro, com seus 127 metros. O Sumidouro é uma excelente opção de passeio para quem está hospedado na região serrana do Rio.

O que fazer no Sumidouro

Cascata Conde d’Eu (mapa ao fim deste post)

Considerada a maior cascata do estado do Rio de Janeiro, com 127 metros de queda d’água, a Cascata Conde d’Eu é de tirar o fôlego. O grande volume de queda d’água impressiona e dimensiona bem a exuberância natural.

O acesso ao local pode ser feito de carro e há lugar para estacionar bem próximo (nos fins de semana fica mais cheio). Existem duas áreas interessantes para acessar na Cascata Conde d’Eu. Na parte baixa tem muitas pedras, mas é possível caminhar com cuidado para encontrar bons ângulos para fotos e até mesmo tomar um banho. Mas o melhor ângulo é na parte alta, um pedra que te deixa de cara pro gol.

Tanto a parte baixa quanto na alta, mais próxima a queda d’água, podem ser alcançadas tranquilamente em uma rápida caminhada.

No local não há bares ou restaurantes. Leve algo para lanchar e beber, mas lembre-se de trazer o seu lixo de volta.

Como chegar na Cascata Conde d’Eu

Ao chegar no centro de Sumidouro, deverá seguir pela estrada RJ-148, e seguir por 10 a 15 minutos, apesar de ser asfaltada a estrada é bem estreita, exigindo cuidado. Ao lado direito terá uma placa indicando como chegar na Cascata Conde d’Eu, após essa entrada a estrada passa a ser de barro, seguindo por uns 20 minutos e aos poucos no caminho a Cascata começa a ser revelada.

Bem próximo da Cascata terá uma bifurcação onde deverá seguir a direita e logo encontrará um lugar para estacionar o veículo e seguir por uma trilha bem rápida para ver de frente seus 127 metros.

O lugar mais próximo para ver de perto a exuberância dessa cascata, pode ser vista na foto, existe uma trilha para acesso a esse ponto, porém se o volume de água estiver muito alto, não é aconselhado.

Atenção: A pratica de rapel é proibida, devido ao grande volume forte da água pode causar acidentes.

Pedras Duas Irmãs

Impressionam pela beleza natural. As Pedras Duas Irmãs são duas grandes rochas com 30 metros de altura que se apoiam uma na outra, que formam um portal de entrada a um bairro, chamado de Chácara do Carapina, em Sumidouro.

Localizada à margem do Rio Paquequer, a aproximadamente 50m do encontro das principais rodovias da cidade, a RJ 148 e RJ 156. Vale a passagem por lá para uma foto.

Túneis Murunelli x Mariana

A sequência de três túneis construídos entre Murinelli e Mariana no século XIX, antiga estrada férrea, hoje são um charme histórico aventureiro à parte.  Sem trilhos e totalmente desativado, atualmente pode ser feito de carro, bicicleta ou a pé. É circuito obrigatório da turma que pratica off-road.

Ao entrar nos túneis tome bastante cuidado. Pare, olhe e ouça se vem outro carro na sua direção. A regra é acender os faróis e buzinar para alertar quem estiver do outro lado.

Galeria de Fotos

Fonte: Trilhas e Aventuras

Check Also

 Ilha Grande – RJ

Um paraíso localizado na Costa Verde do Rio de Janeiro, Ilha Grande é o destino perfeito para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *