Encanto Azul: Uma das maravilhas da Chapada das Mesas – Riachão/MA

Existem lugares que parecem nem existir de tão lindos que são. O Encanto Azul, um lago de água cristalina e azulada que fica no sul do Maranhão, com toda certeza, pode entrar nessa lista.

Encanto Azul fica em Riachão, uma das cidades do Parque Nacional da Chapada das Mesas, uma exuberante área de proteção ambiental com cachoeiras fantásticas e montanhas de cume achatado. Então, se você gosta de estar em contato com a natureza bruta, aproveite que a Chapada das Mesas ainda não é muito explorada turisticamente, para conhecer essa espetacular região do Brasil.

O Encanto Azul

O Encanto Azul é um lago que se forma de uma nascente no meio do Cerradão, uma área de transição entre Cerrado e Floresta Amazônica. Ele fica escondido em um pequeno vale, no meio de paredões de rocha que foram esculpidos pela natureza há milhões de anos. E, sabia que nem é preciso fazer muito esforço para chegar e ele?

Depois de estacionar o carro, será preciso descer uma escada, com mais ou menos 150 degraus, e caminhar um pouco até chegar ao lago. O ideal é chegar por volta das 10h, quando o sol começa a iluminar a nascente e deixa a água com tons radiantes de azul – quanto mais luz tiver, mais azul o lago vai ficar. O auge do Encanto Azul é entre 10h e 14h, depois disso a luz diminui bastante e deixa tudo bem diferente: esse é o grande segredo. A água não é muito gelada, sempre em torno dos 22 graus e dá para nadar tranquilamente, mas não se engane achando que o lago é raso. É que, como a água é transparente, a gente consegue ver as pedras do fundo, mas algumas áreas chegam a ter sete metros de profundidade.

Encanto Azul e Poço Azul

É importante dizer que, nesta região, há dois lados de água cristalina e azulada: o Encanto Azul e o Poço Azul. É muito comum que viajantes façam confusão entre eles, então preste atenção nisso. O Poço Azul fica dentro de um complexo turístico com várias cachoeiras e atividades de aventura, como tirolesa e trilhas. Ele também fica em Riachão, mas cerca de seis quilômetros antes do Encanto Azul, que fica mais isolado. Dá para conhecer os dois no mesmo dia, mas eu indico ir direto para o Encanto Azul, para aproveitar a luz da manhã, e depois curtir o Poço Azul com calma. Até porque ele fica em uma área mais aberta, onde a luz chega com mais facilidade.

Como visitar o Encanto Azul

Agora que você já deve estar morrendo de vontade de conhecer o Encanto Azul, aproveite para ver essas informações que vão ajudar no planejamento de sua viagem.

Quanto custa

A entrada no Encanto Azul custa R$ 30. Não deixe de levar repelente e uma máscara de mergulho.

Quando ir

As visitas podem ser feitas das 8h às 17h, mas eu indico aproveitar o período da manhã – por volta das 10h – quando a luz deixa o lago ainda mais azul.

Estrada de terra para o Encanto Azul | Trilhas e Turismo

Como chegar

O Encanto Azul fica a 135 quilômetros de Carolina, a cidade base para os passeios da Chapada das Mesas. A estrada é boa, mas há um trecho de 38 quilômetros de estrada de chão.

Fonte: Pé na Estrada

Check Also

Abismo Anhumas – Bonito/MS

A viagem por Bonito já tinha me reservado surpresas muito especiais ao longo dos primeiros dias – mal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.