Passeio de balão em Torres

Passeio de balão em Torres – RS e Praia Grande – SC

O passeio de balão em Torres ou Praia Grande é uma das experiências mais incríveis para se realizar no Brasil.

Passeio de balão em Praia Grande - SC

Por mais que muita gente tenha receio quando se fala em voo de balão, é um passeio muito seguro. O voo só acontece em condições meteorológicas adequadas e os pilotos são profissionais, com bastante experiência.

Fizemos o voo de balão em Torres com o João do Balão, piloto, que apesar de jovem, tem anos de experiência. João e sua equipe realizam voos turísticos diariamente, tanto em Torres – RS, como também em Praia Grande – SC, nas bordas dos cânions.

Saiba agora como é o funcionamento do balão e como são os passeios:

Passeio de balão em Torres
Foto: João do Balão

Sobre o balonismo

O balonismo é considerado o esporte aéreo mais seguro pela Federação Aeronáutica Internacional. Cada balão deve ter um prefixo (assim como os aviões) registrado na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Piloto

O piloto também deve ser registrado e possuir uma licença específica para voar de balão.

Equipamentos do balão

O balão é composto por diversos equipamentos, que são essenciais para voar, confira!

Envelope – O envelope é o balão em si. É o tecido que mantém o ar quente que faz com que o balão flutue. Sua parte mais próxima ao cesto e ao maçarico é composta de um tecido antichamas.

Cesto – O cesto do balão é como se fosse a cabine. É o local onde ficam os passageiros, feito em vime trançado, por ser um material leve, flexível e de fácil manutenção.

Inflagem do balão
Maçarico sendo utilizado para inflagem do balão

Maçarico – É como se fosse o motor do balão, utilizado para queimar o gás propano que aquece o ar do interior do envelope, fazendo com que ele suba. Os bujões de gás propano ficam no interior e presos também a parte externa do cesto.

Ventoinha – A ventoinha é utilizada somente em solo para iniciar a inflagem do balão, ainda deitado. Depois do balão já estar um pouco inflado e com a boca aberta é o maçarico que termina de inflar.

Equipamentos eletrônicos – Durante o voo o piloto utiliza equipamentos para controle de voo. Entre eles, o altímetro, GPS e Rádio para comunicação com a equipe de solo.

Pilotagem do balão

Maçarico do balão
Maçarico do balão injetando ar quente para subir

Basicamente, o balão sobe com a adição de ar quente, através do maçarico. Quanto mais ar quente, mais ele sobe. Parando de adicionar ar quente, aos poucos ele vai descendo.
Também existe o recurso de abrir a “Tape”, parte superior do balão, através de uma corda para descer mais rápido.

Passeio de balão em Torres - RS
Local escolhido pelo piloto para o pouso

A direção é completamente determinada pelo vento. Porém existe um recurso de subir e descer para pegar correntes de ar que sopram em direções diferentes conforme a altitude.
Com isso, e com o planejamento antecipado do voo, o piloto sempre consegue encontrar um local adequado para o pouso.

Piloto do voo de balão em Torres

Fizemos o passeio com João Vitor Justo (João do Balão), natural de Torres. João é apaixonado pelo esporte e desde os 10 anos de idade está envolvido com o balonismo.

Formado piloto em 2015, já foi campeão do Circuito Torres de 2015 e também em 2019. Conquistou o 3° lugar no Campeonato Gaúcho de 2016 e foi vice campeão brasileiro na classe juniores em 2019. Em 2016 participou também do 22º Campeonato Mundial de Balonismo na cidade de Saga, no Japão.

Passeio de balão em Torres

Passeio de balão em Torres
Imagem: João do Balão – Foto: Gabriel Zaparolli

voo de balão de Torres pode ser quase exclusivo, para somente o piloto e mais 2 ou 3 passageiros, como em um balão maior, para até 8 pessoas.
A paisagem de Torres oferece visuais da praia, as formações rochosas da serra, lagoas, falésias a beira-mar e rio que divide o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Voo de balão em Torres
Balões em Torres – Imagem: João do Balão

O melhor horário para voar de balão e logo ao amanhecer. Este é o horário em que há menor incidência de ventos, proporcionando um voo mais tranquilo e seguro.

O ponto de encontro é em um posto de combustíveis 24h na entrada da cidade, as 4:30h da manhã (no verão). Chegando lá, o piloto irá avaliar as condições soltando uma bexiga com gás Hélio para ver a direção do vento. Depois disso, será escolhido o local ideal para decolagem.

Passeio de balão em Torres
Balões em Torres – Imagem: João do Balão

No dia em que resolvemos voar de balão, tivemos uma surpresa. Apesar de estar fazendo dias quentes de calor e tempo bom, no mês de dezembro, neste dia, uma intensa neblina teimava em não dissipar.

Com isso, João decidiu partir para Praia Grande – SC, onde também realiza voos e não estava com neblina. O passeio de balão em Praia Grande oferece paisagens ainda melhores, bem próximo aos cânions de Cambará do Sul.

FONTE: VIAGENS E CAMINHOS

About Luiza Melo

Check Also

MTur investe R$ 1,3 milhão na construção de portais turísticos em três estados

Um investimento de R$ 1,320 milhão do Ministério do Turismo vai permitir que cinco municípios …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *