Conheça a Praia do Moçambique, em Florianópolis

A Praia do Moçambique tem por volta de 7,5 quilômetros, assim considerada uma das mais extensas praias de Florianópolis. Ela vai da Ponta das Aranhas, ao Norte, até a divisa da Barra da Lagoa, ao Sul. Além disso, ela fica dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho, uma reserva ambiental de aproximadamente 400 mil metros quadrados.

O nome dessa praia é originário do molusco Moçambique, que é fácil de ser encontrado na ilha. Em sua costa, não são permitidas construções, e, por isso, a localidade se torna uma atração maravilhosa para quem busca sossego. Suas características principais são: areias claras e macias, ondas propícias para a prática de surfe e um ambiente tranquilo devido ao baixo fluxo de pessoas.

Continue lendo este artigo e conheça um pouco mais das belezas desse lugar!

Entenda como chegar à Praia do Moçambique

Com o intuito de visitar essa região, o turista deve percorrer, em média, 29 quilômetros, com saída do centro de Florianópolis ou da rodoviária, e 32 quilômetros do aeroporto. Geralmente, os visitantes podem ir de carro. Contudo, o acesso à localidade não é sinalizado.

Portanto, uma das opções é sair do centro da cidade, pela Lagoa da Conceição, seguir a SC-406, após passar pela Barra da Lagoa, e depois percorrer o caminho pelo Parque do Rio Vermelho, que leva até a praia.

Conheça as principais atrações do local

Como esse destino não tem muita infraestrutura, não há bares e restaurantes à beira-mar. Porém, existem algumas pousadas para hospedagem na região. Apesar de ser considerada uma área semideserta, esse atributo a torna um perfeito ponto para os turistas que querem apreciar um bom descanso e fugir do meio urbano.

Belezas naturais

A Praia do Moçambique é bastante conhecida por suas dunas — que estão dentro da área do Parque Estadual do Rio Vermelho. Em uma parte mais interna, existe um trecho apelidado de “buraco do Moçambique”. Essa área é rodeada por uma floresta de pinus e pela mata nativa ao Norte.

Além disso, as dunas são bastante frequentadas pelos trilheiros, praticantes de sandboard e motoqueiros que sonham em disputar o Rali Dakar. Seu acesso é feito por meio da praia ou pela trilha do Costão do Santinho.

Outro atrativo dessa localidade é o mar, que tem ondas agitadas e longas. No entanto, seu contato com as Correntes Malvinas faz com que a água seja mais fria. Essas boas ondas atraem surfistas de todo lugar. Normalmente, eles buscam o canto esquerdo da praia — onde quebram as melhores ondas —, próximo à Ponta e às Ilhas das Aranhas.

A fim de curtir o mar e colocar os pés na areia, as pessoas podem levar tudo que forem consumir. Contudo, é importante sempre se lembrar de carregar um saquinho para jogar seu lixo. Caso o turista deseje um pouco mais de conforto e requinte, vale a pena optar por uma hospedagem perto da praia.

A Praia do Moçambique é uma região bastante agradável para quem ama conhecer destinos novos. Nela, é possível aproveitar um dia calmo e sem preocupação. Além disso, tanto na alta quanto na baixa temporada, esse local é repleto de tranquilidade. Então, não deixe de se aventurar por uma das praias mais extensas e bonitas de Florianópolis!

FONTE: POUSADA DOS CHÁS

About Luiza Melo

Check Also

Ponta do Corumbau – Porto Seguro/BA

Em Corumbau você vai encontrar uma mistura de praias com areia clara com margens de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *