Cachoeira do Veado – Parque Nacional da Serra da Bocaina

Cachoeira do Veado é a mais famosa do Parque Nacional da Serra da Bocaina, em São José do Barreiro. Por estar muito próxima do Caminho de Mambucaba, mais conhecido como Trilha do Ouro, é parada obrigatória dos visitantes que cruzam os 50Km dentro do parque pelo caminho histórico.

A cachoeira possui três quedas, sendo que a segunda é a maior, com 120m e acesso muito difícil, exigindo o uso de cordas. Já o acesso à queda mais baixa, a terceira, não apresenta dificuldade e é a que fica próxima de um dos pontos de pernoite pra quem faz a Trilha do Ouro. A primeira queda, não se tem registro de que alguém já a alcançou.

No entorno da cachoeira, a umidade é muito alta devido à nuvem de água causada pela força das quedas d’água e do vento, formando um verdadeiro spray de água.

O Caminho de Mambucaba, também conhecido como Trilha do Ouro, tem início na portaria do parque em São José do Barreiro e término no sertão de Mambucaba, município de Angra dos Reis, RJ. Dentro da unidade de conservação são percorridos cerca de 50 km, costumeiramente divididos em três dias de caminhada.

O horário de funcionamento da portaria do parque é das 6 às 18 horas, mas a entrada é permitida somente até as 16 horas (até as 17 horas durante o horário de verão). Após esse horário, o acesso fica aberto apenas para o escoamento dos visitantes.

Recomenda-se que os visitantes que farão a travessia da serra até o litoral (Caminho de Mambucaba – Trilha do Ouro) passem pela portaria até as 15horas para que seja garantida a chegada no primeiro ponto de apoio ainda com luz do dia.

Os veículos devem ser estacionados na portaria, e o passeio no parque pode ser feito a pé ou de bicicleta.

É permitido o acesso de bicicletas apenas para trânsito na estrada principal. Em função do tipo de pavimento, recomenda-se que a bicicleta e o ciclista estejam equipados com todos os acessórios de segurança (capacete, joelheiras e cotoveleiras, etc.)

É permitida a entrada em veículos apenas para os que se dirigem às casas de moradores ou às pousadas localizadas no interior do Parque, mediante autorização prévia, a qual deve ser providenciada junto à direção do Parque pelo próprio morador ou representante da pousada.

Também é necessária autorização prévia para se pernoitar no interior do parque. Essa regra aplica-se inclusive à travessia do Caminho de Mambucaba.

Fonte: Guia Vale do Paraíba

Check Also

 Ilha Grande – RJ

Um paraíso localizado na Costa Verde do Rio de Janeiro, Ilha Grande é o destino perfeito para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *