Costa do Descobrimento – Bahia

Percorrer a Costa do Descobrimento, no litoral sul da Bahia, nos faz imaginar quão maravilhados ficaram os portugueses ao avistar o Monte Pascoal na chegada ao país.

A região é tomada por paradisíacas praias, que estão entre as mais bonitas da costa brasileira, e a harmonia da natureza fica completa com falésias, cachoeiras, rios e mata preservada.

Claro que o contexto histórico aumenta a relevância das cidades e abre um leque de pontos turísticos conectados com o descobrimento do Brasil.

Venha saber o que fazer na Costa do Descobrimento e comprovar, como diz os versos de Moraes Moreira, que a Bahia é mesmo a terra de todos os santos, encantos e axé!

Costa do Descobrimento: história, turismo e dicas essenciais

Santa Cruz Cabrália, município vizinho a Porto Seguro, foi o berço do descobrimento do Brasil, onde os portugueses atracaram e fizeram contato com os índios nativos.

Inevitável, então, que a rota do descobrimento se tornasse um dos principais destinos turísticos do Brasil.

E não é apenas pelo viés histórico, mas também por ser uma região de incontáveis belezas naturais, riqueza cultural e área de preservação da Mata Atlântica.

De tão espetacular e rica, a região recebe o título de Patrimônio Natural Mundial da Unesco.

Se você ainda não visitou as cidades onde a história brasileira teve início, veja tudo sobre a Costa do Descobrimento e entenda porque esse lugar deve estar no seu roteiro de viagens o quanto antes.

Onde fica a Costa do Descobrimento?

Costa do descobrimento onde fica
Fonte: Pixabay

A rota turística do descobrimento, zona de enorme contexto histórico para o país, está localizada na costa da Bahia, no litoral sul do estado.

Porto Seguro é a maior e mais conhecida das cidades que fazem parte dessa costa. O município está a cerca de 711 km da capital baiana, Salvador.

Belmonte e Caraíva, os destinos que limitam a rota do descobrimento ao norte e ao sul, respectivamente, estão separadas por aproximadamente 109 km em linha reta.

Com lugares incríveis concentrados neste trecho, a melhor forma de aproveitar o passeio é alugar um carro e percorrer as cidades para explorar os principais pontos turísticos da região. 

Como chegar de avião à Costa do Descobrimento?

Aproveite os melhores preços de passagens aéreas para a Bahia aqui.

O aeroporto mais próximo das cidades da Costa do Descobrimento é o de Porto Seguro.

Por receber voos das principais capitais brasileiras, o destino mais badalado deste roteiro serve como passaporte de entrada para as principais atrações turísticas da região.

De lá, a opção de muitos visitantes é alugar um carro e seguir viagem para Trancoso, Caraíva ou Arraial d’Ajuda.

História da Costa do Descobrimento

Na região conhecida como Costa do Descobrimento, história não falta para contar sobre como surgiu o Brasil.

Em 22 de abril de 1500, a expedição liderada por Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal, a cerca de 60 km de Porto Seguro. Com novas terras em vista, a frota atracou na Baía de Cabrália.

Seis dias depois, a primeira missa em solo brasileiro teria sido realizada na Praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. A partir daí, deu-se início à povoação do território brasileiro pelos portugueses. 

Fato é que a região passou a ter grande importância, inclusive para o turismo no Brasil, pelos locais e registros que remetem ao que se convencionou ser o descobrimento do país.

Cidades da Costa do Descobrimento

Belmonte, Santo André, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva são as cidades que compõem a Costa do Descobrimento, no sul da Bahia.

Ainda não conhece algum ou todos esses destinos? Então, vamos te ajudar a ficar por dentro das principais atrações de cada lugar para montar o seu roteiro pela região. Confere aí!

Belmonte

Costa do descobrimento belmonte
Fonte: Pixabay

Cidade baiana da Costa do Descobrimento mais ao norte, Belmonte tem nas praias o seu principal atrativo.

Para os turistas que gostam de relaxar de frente para o mar calmo e depois curtir o sossego da cidade, ela será bastante atrativa por ser um destino bem rústico e pacato.

Uma das mais belas praias é a da Caieira, cercada por coqueiros e com um extenso manguezal habitado por guaiamuns e caranguejos.

Mais movimentada, a Praia do Mar Moreno se divide entre um região com estrutura de bares e restaurantes e outra mais deserta. Para o público que gosta de surfe e esportes aquáticos, as praias Barra Sul e de Mogiquiçaba são as mais indicadas.

Fora areia e mar, aproveite para visitar o centro histórico da cidade e ver edifícios que preservam a arquitetura colonial, além do farol da cidade.

Santo André

Simpática vila com cerca de 800 habitantes, Santo André pertence à Santa Cruz Cabrália e é um oásis de calmaria e praias intocáveis, onde os turistas, na maioria, estão de passagem.

Praia Guaiú é um desses exemplares, cercada por vegetação rasteira. Descanse nas areias e tome um banho de água doce na foz do rio que leva o mesmo nome da praia.

Em 2014, Santo André ganhou reconhecimento internacional por ter recebido a seleção da Alemanha para treinamentos durante a Copa do Mundo.

Santa Cruz Cabrália

Em Cabrália, as praias, de fato, começam a dividir as atenções com lugares de grande relevância para a história do Brasil.

Conhecer a Igreja Imaculada da Nossa Senhora da Conceição, uma das primeiras do país, ou observar do Mirante do Platô a baía onde as naus portuguesas atracaram devem estar na programação de o que fazer na Costa do Descobrimento de todo turista.

Uma das mais famosas praias do sul baiano está em Santa Cruz Cabrália. É a Praia da Coroa Vermelha, onde teria sido realizada a primeira missa em solo brasileiro.

As construções históricas do centro da cidade ficam na parte alta da cidade, e merecem um olhar atento dos visitantes.

Porto Seguro

Costa do descobrimento porto seguro
Fonte: Pixabay

Descobrir o que fazer em Porto Seguro não é uma missão complicada, afinal, se trata de um destino onde as opções não estão em falta.

Praias, paisagens naturais, monumentos históricos e muita animação se misturam e formam um ambiente capaz de agradar qualquer tipo de turista, independente da idade.

Quer começar a planejar o seu roteiro em Porto Seguro?

Vamos começar pela praia de Taperapuan, considerada melhor praia de Porto Seguro. Além da beleza, é nela que ficam as famosas barracas Axé Moi e Tôa Tôa.

Conheça também a Praia do Mutá, uma alternativa a quem deseja fugir do agito da anterior.

Os passeios históricos também são obrigatórios aos visitantes do município. Os principais, claro, estarão no Centro Histórico de Porto Seguro, na parte alta da cidade.

Lá se concentram casas, construções e monumentos datados do período colonial brasileiro. Destaque para o Marco do Descobrimento, pedra fixada na região central, e a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, primeira igreja construída no Brasil, em 1926.

Visite também o Memorial Epopéia do Descobrimento, que relata fatos e curiosidades da chegada dos portugueses — inclusive, com uma réplica da Nau Capitânia, comandada por Pedro Álvares Cabral.

Pensa que acabou? Temos que falar da noite da cidade de Porto Seguro! 

Passarela do Descobrimento (ou Passarela do Álcool) é um dos points noturnos, com bares, restaurantes, barraquinhas e lojinhas para turistas e nativos. Uma ótima opção para começar a noite antes de festas e shows.

Arraial d’Ajuda

Tem quem diga que em Arraial d’Ajuda estão as praias mais encantadoras da Bahia, uma responsabilidade e tanta diante do que é o litoral baiano.

Para chegar a este destino, os turistas atravessam de balsa o Rio Bunharém.

Como elas são as queridinhas, a lista de praias é extensa: a Praia do Mucugê e a do Parracho são mais movimentadas e badaladas, com ótima estrutura de quiosques para desfrutar do dia.

Praia da Pitinga é para quem busca relaxar longe da muvuca, enquanto a Praia de Taípe, onde fica a Lagoa Azul, é mais afastada, em um lindo cenário com suas falésias.

Se você estiver em busca de o que fazer com crianças em Porto Seguro e região, o parque aquático Eco Parque, em Arraial d’Ajuda, tem diversão para um dia inteiro.

Saindo um pouco do roteiro praia, mar e piscina, Arraial tem também cultura e história.

Passeie pela Rua do Mucugê, considerada uma das mais famosas do Brasil. A frente das casas e estabelecimentos são muito bem cuidadas e organizadas, e é lá que o comércio e a noite da cidade acontecem.

centro histórico de Arraial d’Ajuda e o Largo d’Ajuda também merecem estar no roteiro de viagem Costa do Descobrimento.

Trancoso

Costa do descobrimento trancoso
Fonte: Pixabay

Trancoso virou o destino preferido de muitas personalidades, entre atores, músicos e jogadores de futebol, durante o verão.

Basta olhar ao redor da cidade para perceber o motivo: resorts luxuosos e festas grandiosas em um lugar que combina lindas praias e muita natureza.

Não dá para passar por Trancoso sem conhecer a Praia do Espelho.

No roteiro sul da Bahia, ela é parada obrigatória de qualquer visitante. Entre o município e Caraíva, está localizada entre falésias que conservam mata nativa, e o azul da água, em tons turquesa, reflete a luz solar como se fosse miragem.

Ainda falando de praia, as mais conhecidas dentro de Trancoso são as praias dos Coqueiros e dos Nativos. Quem procura por algo mais tranquilo, vale explorar a Praia de Itapororoca, Patimirim e Itaquena.

Lá você vai escutar falar do Quadrado de Trancoso. É o centro histórico da cidade, que preserva muito as características originais nas lojas e restaurantes.

Próximo ao Quadrado está o Mirante de Trancoso, que oferece uma vista privilegiada das praias e da natureza que se estendem pela Costa do Descobrimento, Bahia.

Caraíva

Costa do descobrimento caraiva
Fonte: Pixabay

Paradisíaca é a palavra que descreve muito bem Caraíva. As ruas de areia onde os carros não circulam, mas sim charretes, avisa que ali é um lugar bem rústico e roots. Caraíva é um lugar para quem deseja curtir em harmonia com a natureza

As praias em Caraíva são sensacionais, com mar calmo e pontos onde o oceano e o rio se encontram. Se refresque nas águas da Praia do Satú e Corumbau.

Quem está cansado de mar, mas ainda quer bastante água, pode optar pelo passeio no Rio Caraíva.

Na sua lista de o que fazer em Caraíva, certifique-se de que não faltará uma tradição dos visitantes: fazer uma foto em frente à casa que diz tudo sobre o lugar: “Sorria, você está em Caraíva”.

Roteiro de viagem Costa do Descobrimento

Viu quantos lugares fantásticos estão espalhados — e por que não, escondidos — pela famosa costa da Bahia?

Como as cidades são bem próximas umas das outras, é possível combinar um roteiro em que seja possível visitar, por pelo menos um dia, todos os municípios.

Claro que, quantos mais dias você tiver disponível, melhor será para aproveitar o que cada lugar tem a oferecer. Mas o ideal é separar ao menos sete dias para visitar a região.

Comece por Porto Seguro, a porta de entrada da região, e organize um itinerário pelos principais destinos.

Dicas de viagem para a Costa do Descobrimento

Nossa primeira dica para quem vai fazer a rota do Descobrimento é alugar um carro, caso vá viajar de avião.

Um carro irá proporcionar mais facilidade e liberdade para percorrer as cidades, e representa economia nas passagens de ônibus, além de não deixar os turistas reféns dos horários de partida e saída do transporte intermunicipal.

Outra indicação é aproveitar, de fato, os passeios históricos e culturais que a região oferece.

Por mais que as praias sejam maravilhosas e a água do mar seja muito agradável, todos os destinos tem algo a contar sobre a formação do nosso país e a incrível cultura baiana.

Fonte: www.passagenspromo.com.br

Check Also

Trancoso -Bahia

Praias paradisíacas, falésias impressionantes e paisagens que ficarão marcadas para sempre na sua memória. Tudo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *