Cachoeira do Retiro Viking – Capitólio/MG

Apesar de estar próximo a outras atrações de Capitólio, o Retiro Viking ainda é considerado um paraíso pouco explorado pelos turistas. A estrada de terra que leva a esse conjunto de cachoeiras nem sempre está em boas condições e algumas vezes apenas veículos com tração nas quatro rodas conseguem chegar até lá. Isso faz com que muitos turistas deixem de ir ao lindo complexo de cachoeiras. Podemos garantir, no entanto, que toda a dificuldade para visitar o Retiro Viking valerá a pena! (mapa ao fim deste post)

O complexo conta com cinco cachoeiras principais e diversos poços para banho. As atracões são ligadas por trilha e também por estrada, o que facilita muito a locomoção dentro da propriedade, especialmente para quem não quer grandes caminhadas. Com mapas de orientação e placas de sinalização bem claras, fica muito fácil encontrar todos os atrativos. O trajeto entre a portaria e a última queda d’água tem apenas 2600 metros e em grande parte pode ser percorrido de carro. Apenas as descidas até as cachoeiras exigem um pouco de esforço, mas as trilhas não ultrapassam dez minutos de caminhada.

O trajeto do Retiro Viking começa na portaria, onde o simpático casal de proprietários recebe os visitantes e dá todas as orientações sobre a trilha. De lá, o primeiro ponto de visitação é o mirante, localizado a apenas 600 metros da casa. Pertinho do mirante, siga até a Cachoeira Trovão, a mais alta queda do lugar e uma das mais lindas paradas do percurso. Você chegará pelo topo da grande queda, de onde terá uma vista estupenda para a cachoeira. De lá, com uma curta caminhada à esquerda, será possível tomar banho no poço da Cachoeira Patinho Feio, que logo em seguida será vista também pelo topo. A Cachoeira Patinho Feio (que de feia não tem nada) tem água em tons de caramelo e corredeira em meio a paredões rochosos onde são formadas diversas quedas deliciosas para banho. O trajeto entre o mirante e a Cachoeira Patinho Feio tem 300 metros e pode ser percorrido de carro ou a pé.

Seguindo adiante, a próxima parada é a Cachoeira Caixinha de Surpresas. Apesar de não ter uma grande queda d’água, ela é ideal para quem busca um ambiente relaxante e um bom banho sob quedas que formam hidromassagens naturais. O caminho entre a Cachoeira Patinho Feio e a Cachoeira Caixinha de Surpresas tem apenas 400 metros e pode ser feito em grande parte de carro. Apenas e descida final até a água será a pé.

A parada seguinte é a Cachoeira Pequena Sereia, onde uma estátua de gosto um pouco duvidoso dá nome ao local. A cachoeira é pequena, mas conta com um bom poço para nadar. Entre a Cachoeira Caixinha de Surpresas e a Cachoeira Pequena Sereia serão apenas 300 metros de estrada.

A última parada do percurso é a Cachoeira do Quelé. Com linda queda d’água que desce em forma de pequenas cascatas sobre as pedras, a Cachoeira do Quelé tem um excelente e grande poço para nadar e é um digno final para o dia no Retiro Viking. O trajeto entre a Cachoeira Pequena Sereia e a Cachoeira do Quelé tem 1 km e é o mais longo entre todos os deslocamentos do complexo.

Vale dizer que o Retiro Viking é formado pelas quedas d’água do mesmo rio que passa pelos complexos Pé de Serra e a Paraíso Perdido, sendo que o Retiro Viking está mais acima. Para percorrer todas as atrações com calma e ainda com sol a pico, o ideal é fazer um passeio de dia inteiro. Assim você poderá curtir sem pressa e tomar diversos banhos em todas as cachoeiras. Esse é um dos melhores passeios de Capitólio e é altamente recomendado para quem quer fugir do grande fluxo de turistas, especialmente em feriados. E como os trajetos a pé são bem curtos, vale até mesmo para quem não está com o preparo físico em dia. 

Antes de ir ao Retiro Viking, informe-se com a propriedade ou com o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) sobre as condições da estrada de acesso a partir da MG-050 (há 7 km em estrada de terra nem sempre acessível a carros comuns). O custo do acesso é R$ 15 por pessoa. A entrada é gratuita para crianças com até dez anos. Há estacionamento no local, mas não há restaurante.

Fonte: Melhores Destinos

Galeria de Fotos

Check Also

 Ilha Grande – RJ

Um paraíso localizado na Costa Verde do Rio de Janeiro, Ilha Grande é o destino perfeito para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *