Praia do Sancho - Fernando de Noronha | Trilhas e Turismo

Praia da Baía do Sancho: A melhor praia do mundo – Fernando de Noronha/PE

Baía do Sancho: a melhor praia do mundo | Trilhas e Turismo
Foto: Reuber Duarte

Sabemos que o Brasil é cheio de destinos incríveis, mas nada se compara à Baía de Sancho, uma das praias mais bonitas do mundo, que fica pertinho da gente! A praia de Fernando de Noronha está sempre no ranking das melhores do mundo, nos sites especializados em turismo.

Não é atoa que essa é a praia mais famosa do arquipélago, e atrai turistas do mundo todo para conhecer suas belezas e aproveitar os dias ensolarados. 

Fernando de Noronha é um destino bastante famoso, mas que se preocupa com sua preservação, por isso o acesso a suas praias é limitado e exige programação por parte do turista.

Mas fique tranquilo, nós vamos te ajudar com as melhores dicas do que ver e fazer na Baía de Sancho. Confira!

Baía de Sancho: o que fazer, quando ir e principais atrativos

O arquipélago de Fernando de Noronha é conhecido internacionalmente graças a suas maravilhosas praias e projetos de conscientização ambiental. Entre as várias opções de praias para conhecer uma se destaca, a Baía de Sancho.

A praia já foi eleita não apenas como uma das mais bonitas do mundo, mas sim como a praia mais bonita do mundo por 4 anos, 2015, 2016, 2017 e 2019. Sendo que em 2018 apesar de não ter conquistado a primeira posição, estava no pódio com o segundo lugar. A premiação foi feita a partir dos votos populares no site Tripadvisor, que recebe avaliações de usuários de todo o mundo.

Só por esse título já dá vontade de conhecer a praia e conferir de pertinho todas as belezas da Baía de Sancho. Mas o que mais tem para fazer no local? Qual é a melhor época para ir? Tudo isso responderemos a seguir, continue lendo! 

Praia do Sancho - Fernando de Noronha | Trilhas e Turismo

Onde fica a Baía de Sancho?

Fernando de Noronha é destino certo na lista de desejo de turistas brasileiros e estrangeiros. E não à toa, já que suas águas cristalinas, pedras, morros e matas fazem de lá um dos lugar mais agraciados com beleza natural no Brasil.

Localizado na costa de Pernambuco, o arquipélago tem 21 ilhas com baías quase sem nenhuma ação humana – o que torna o destino um dos melhores quando se fala em preservação e natureza.

A Baía de Sancho fica no  Parque Nacional Marinho, em Fernando de Noronha. Na baía está  a praia de mesmo nome, que é reconhecida internacionalmente pelas suas belezas. Suas águas de tons verde claro e azul escuro se encontram formando uma visão única. 

Para os fãs de mergulho, a praia de Sancho possui um dos melhores pontos de mergulho, possibilitando que se veja os corais e a vida marinha de forma espetacular. 

Como chegar

Para chegar em Fernando de Noronha existem duas opções, de avião no pequeno aeroporto local ou de barco. Independente da sua escolha será necessário pegar o transporte em uma das capitais mais próximas, Natal que fica a 360 km, ou Recife, que está a 540 km. 

Fernando de Noronha recebe voos diários da Gol e Azul vindos dessas capitais, logo, você pode pegar um voo de qualquer parte do Brasil (e do mundo), desembarcar em Natal ou Recife e depois seguir para Noronha com toda a comodidade. 

Se você optar por ir de barco é possível também, mas é preciso planejar com antecedência, pois as embarcações são limitadas no arquipélago. Outro ponto que precisamos ressaltar é que a viagem de barco é mais longa e cansativa, já que os mesmo barcos que levam cargas, possuem uma área para transportar os turistas, mas é mais simples do que os aviões. 

Portanto, ir de avião é mais rápido e mais confortável sem dúvidas. 

Mapa da Baía de Sancho

No mapa abaixo você pode conferir a localização dessa praia em Fernando de Noronha e as praias que estão próximas. Assim, é possível observar quais estão na mesma rota e conseguir montar o seu roteiro pelo o local. 

Praia de Sancho, Fernando de Noronha

Dentro da Baía de Sancho está a praia de Sancho que divide o seu nome, a oeste do Morro Dois Irmãos e a leste da Baía dos Golfinhos. É considerada uma das melhores praias de Fernando de Noronha e parada obrigatória em no arquipélago.

A areia dourada, emoldurada por falésias, e a água cristalina fazem de lá o cartão postal da ilha. A praia tem águas bem tranquilas, o que proporciona atividades aquáticas com snorkel, por exemplo. Além de belas fotos no meio do mar. 

Localizada dentro do Parque Nacional, uma área de preservação que têm acesso limitado aos turistas. Para conhecer esse paraíso é preciso pagar uma taxa de entrada que é cobrada por dia. Sendo que no momento da viagem você deve informar o tempo de permanência. Esse valor dá direito a acessar todas as praias e algumas trilhas (algumas tem cobrança a mais separada) e o pagamento pode ser realizado pessoalmente na ilha ou pela internet. 

Para ter acesso aos valores atualizados de acordo com os dias de viagem acesse o site oficial de preservação de Noronha

O que fazer na Baía de Sancho

Procurando o que fazer em Noronha? Atividades não vão faltar. E quando falamos disso não são apenas as praias, a região da Baía de Sancho possui mirantes perfeitos para admirar a vista e também para provar o melhor da culinária local ou tomar bons drinks. 

As trilhas também não podem faltar na sua viagem a região, por isso, já coloque um tênis confortável na mala pois você vai precisar.  Ir a Noronha e não conhecer o Projeto Tamar também está fora de cogitação. 

Veja algumas atrações imperdíveis para quem quer curtir bem o arquipélago e ter uma experiência completa em sua viagem. 

Scuba diving em Fernando de Noronha | Trilhas e Turismo
Foto: GetYourGuide

Mergulho

Um dos passeios mais procurados em Noronha é o mergulho – o mar do arquipélago é um dos melhores do mundo para quem quer praticar o esporte.

Não é um programa nada barato, mas vale a pena para quem quer ter um contato maior com a natureza marinha. Além disso, no valor está incluído um minicurso sobre mergulho que é obrigatório para realizar a prática. 

Você pode usar apenas snorkel ou até fazer mergulho com cilindro, mas em algumas praias a água chega a ser tão clara que nem é preciso mergulhar para ver diversos animais aquáticos.

Ver golfinhos em Fernando de Noronha é umas das atrações mais esperadas! Durante o passeio de barco, você vai passar por muitos pontos da ilha e fazer parada na praia de Sancho – além, claro, de poder ver os golfinhos de pertinho.

E como lá a natureza é bem preservada (ainda bem!), nadar com os animais não é permitido – se você estiver na água e avistar um golfinho, deve sair imediatamente ou pagará uma multa por desrespeitar a regra.

Assim, a melhor forma de ficar perto deles é pelo passeio de barco. Não é garantido que eles irão aparecer, já que em Noronha eles vivem todos livres no mar – mas as chances são grandes e, quando eles surgem, é um show à parte!

Passeio de Nave - Fernando de Noronha | Trilhas e Turismo

Passeio de Nave

E tem opção para quem não curte mergulho também! O Nave é um passeio de barco um pouco diferente – e ideal para quem está viajando com crianças. Isso porque uma parte do chão do barco é transparente e tem lente de aumento. Assim, dá para ver o fundo do mar e diversos animais (para o delírio da criançada)!

Durante o passeio a Nave vai passando por diversas praias de Noronha e os passageiros contam com uma palestra educativa para saber mais sobre as espécies preservadas que vivem ali. 

É uma ótima alternativa para quem não quer ou não pode praticar mergulho e ainda assim quer voltar para casa cheio de lembranças e fotografias. 

Projeto Tamar

Durante o passeio por Noronha, que tal conhecer o Projeto Tamar? O projeto que protege as tartarugas marinhas do Brasil possui centros de visitas na Bahia, São Paulo, Espírito Santo, Sergipe, Pernambuco, Santa Catarina e Pernambuco, em Noronha.

Lá você vai poder assistir palestras, ver várias espécies de tartarugas e conhecer um pouco mais da história de cada uma e do projeto. Para os papais que vão viajar com as crianças, a atração é um ótimo passeio para fazer em família.

Trilhas imperdíveis para fazer em Fernando de Noronha
Foto: Eduardo Vessoni

Trilhas

As trilhas são atrativos quase obrigatórios em Noronha e mesmo quem é mais sedentário consegue encontrar uma que lhe agrade. São 3 caminhos principais e em algumas existem mirantes ao longo do caminho que proporcionam uma vista impressionante das praias. 

Baía dos Golfinhos, trilha que vai até o mirante de mesmo nome e que dependendo do horário que você for pode ter a sorte de ver os golfinhos nadando no mar. 

Trilha de Sancho: passa pela praia de Sancho e possibilita uma visão ampla e bela do local. Ela possui apenas 350 metros e é bem rápida de ser feita. 

Mirante 2 irmãos: essa trilha leva tanto para a Baía dos porcos, quanto para o morro 2 irmãos e é a que possui um dos visuais mais bonitos da ilha. 

Melhor época

Há quem diga que só tem duas estações em Fernando de Noronha: a chuvosa e a seca. De março a julho, é considerada a época de chuva, mas isso não significa que vá chover todos os dias.

Para os surfistas e fãs do esporte, o melhor é programar a viagem entre dezembro e março. Para encontrar as ondas perfeitas, escolha datas entre janeiro e fevereiro e embarque para a praia Cacimba do Padre – o Havaí brasileiro!

Agora, para a turma do mergulho – a grande atração de Noronha -, a melhor época é entre agosto e setembro, quando a visibilidade do mar fica maior e melhor para ver os peixinhos e outros animais com clareza.

Já para aqueles que querem apenas conhecer as belezas do local qualquer época do ano é válida, pois em Noronha é quente o ano todo. As épocas de férias, como julho e janeiro e o réveillon são alta temporada, por isso é preciso verificar a disponibilidade de acesso ao arquipélago que limita a quantidade de visitantes diários. 

Quem escolhe ir na baixa temporada também precisa ficar atento ao limite de acesso, porém é mais incomum de ficar lotado.

Prêmio de Melhor Praia do Mundo

Com tantos atrativos, não é difícil compreender a fama do lugar, né? E não é apenas burburinho, a praia da Baía de Sancho já foi eleita 4 vezes como a melhor do mundo, sendo 3 vezes consecutivas (2015, 2016 e 2017). Em 2018 ficou em segundo lugar como mais bonita do mundo, mas recuperou o posto em 2019. 

A escolha é feita pelo ranking do site TripAdvisor, na premiação Travellers’ Choice, que elege os ganhadores baseado nas avaliações e opiniões de viajantes de todas as partes do mundo. E a Baía de Sancho está sempre em ótimas posições na premiação anual. 

Todos os cuidados e medidas de preservação ambiental no local valem a pena. E para quem quer conhecer esse pequeno paraíso que fica aqui no nosso Brasil, a dica maior é se programar e reservar a sua ida com antecedência, uma vez que o acesso é limitado!

Fonte: PassagensPromo

Check Also

Morro dos Dois Irmãos – Fernando de Noronha

Cartão postal de Fernando de Noronha. O  Morro Dois Irmãos é o símbolo da ilha. Reúne o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *