Cachoeira de Santo Isidro – São José do Barreiro/SP

Cachoeira Santo Isidro é a cachoeira mais próxima da portaria do Parque Nacional da Serra da Bocaina, em São José do Barreiro. Fica a apenas 1,5Km de distância que pode ser percorrida em 45 minutos de caminhada de nível fácil.

Sua impressionante queda de 50 metros forma um lindo poço de águas cristalinas e fundo arenoso, muito bom para curtir e relaxar. Mas a chegada é feita pelo topo da cachoeira, o que exige atenção na descida até o poço por uma trilha muito íngreme beirando a cachoeira.

Em geral, as trilhas dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina exigem autorização prévia, mas para quem vai apenas fazer um bate e volta na cachoeira não é necessária, porém, o horário de visitação se restringe das 6h às 16h (ou até as 17h no horário de verão).

Recomendamos entrar em contato com o PNSB pelo telefone (12) 3117-2143 ou pelo e-mail pnsb.rj@icmbio.gov.br para tirar suas dúvidas sobre a visitação.

Você não é obrigado a contratar um guia, pois o acesso é fácil por estrada de terra até o trecho final da trilha, que se inicia na parte alta da cachoeira e é auto-guiada com ótima sinalização, escadas e corrimão.

Mas caso haja interesse na contratação de um guia local que possa te levar a ter uma experiência mais completa sobre a fauna e flora da região recomendamos a MW Trekking.

O local não cobra taxa de visitação.

Como chegar

A entrada principal do parque fica em São José do Barreiro e, se você vem do Rio de Janeiro, deve seguir pela rodovia Presidente Dutra até Barra Mansa, depois pegue a RJ-157 em direção a Bananal. A partir daí siga até São José do Barreiro. Mas fique muito atento para não errar o caminho na altura de Bananal, pois há uma placa indicando “Serra da Bocaina”, mas que leva você a uma região da serra que não tem entrada para o parque.

Se você estiver vindo de São Paulo, siga a rodovia Presidente Dutra até Queluz, que é o caminho mais rápido. Mas se quiser apreciar um artesanato em madeira ou uma comida típica tropeira à base de Içá, pegue a estrada no sentido de Silveiras, que fica antes de Queluz. O caminho é mais longo mas vale o passeio e ambas as estradas conduzem a Areias e São José do Barreiro. 

Para quem deseja apenas um lugar para descanso e contemplação, o parque pode ser o lugar ideal para isolamento e apreciação de belas paisagens.

Fonte: Guia Vale do Paraíba

Check Also

 Ilha Grande – RJ

Um paraíso localizado na Costa Verde do Rio de Janeiro, Ilha Grande é o destino perfeito para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *