Cachoeira da Velha – Jalapão/TO

Contando com uma beleza natural inigualável, o Jalapão é um dos destinos mais bem preservados no cenário do ecoturismo, o qual se mantém por meio de diversos instrumentos de conservação que garantem a sustentabilidade dessa área recém-descoberta. (mapa ao fim do post)

Localizada no leste do Tocantins, muito se fala a respeito da flora e fauna da região. No entanto, as suas opções de atrações são bastante diversas, visto que o destino é cercado por uma gama de possibilidades: dunas reluzentes, fervedouros, chapadões e cachoeiras cristalinas contribuem para a construção dos seus encantos, capazes de deixar qualquer um com os olhos brilhando.

Uma de suas atrações mais preciosas é a Cachoeira da Velha, situada no Parque Estadual do Jalapão.

AS MARAVILHAS DA CACHOEIRA DA VELHA

Consistindo na maior cachoeira da região, a Cachoeira da Velha abarca 100 metros de largura e 15 metros de queda, formando um verdadeiro espetáculo que pode ser admirado por meio de uma passarela e um mirante.

A estrutura da passarela faz com que o observador possua grande proximidade, permitindo sua total imersão ao contemplá-la. A queda d’água carrega uma potência espetacular e, por questões de segurança, o banho em suas águas não pode ser realizado.

Além disso, é possível admirar essa preciosidade de longe, seguindo a trilha do Rio Novo, a qual culmina na Prainha do Rio Novo Jalapão. Trata-se de outro excelente ponto para conhecer, visto que é rodeado por matas verdes, areia fina e águas translúcidas.

Entretanto, tais experiências dificilmente poderão ser vivenciadas sem alguma ajuda, pois muitos lugares do Jalapão são de difícil acesso, sendo imprescindível contar com uma boa agência especializada no ramo.

Galeria de Fotos

Fonte: Jalapao.com

Check Also

Cachoeira de Santo Isidro – São José do Barreiro/SP

A Cachoeira Santo Isidro é a cachoeira mais próxima da portaria do Parque Nacional da Serra da Bocaina, em São …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.