Governo de Goiás anuncia novas ações de qualificação no Turismo para 2022

Goiás Turismo encerrou, nesta quarta-feira (24/11), edição deste ano do Programa Turismo 4.0, com cerca de 300 participantes das 10 regiões turísticas de Goiás, além de autoridades. Autarquia anunciou continuidade do programa realizado em parceria com Sebrae-GO 

O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo,  realizou, nesta quarta-feira (24/11), o Encontro Estadual do Programa Turismo 4.0, com a participação de 80 municípios goianos das 10 regiões turísticas do Estado. O evento reuniu cerca de 300 participantes, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, para discutir governança, posicionamento de mercado e novos projetos para 2022. Prefeitos, secretários, parlamentares e representantes do trade turístico prestigiaram o encontro, onde também foi feito um balanço das ações realizadas durante todo o ano de 2021. Além disso, dois palestrantes apresentaram temas atuais para setor: “Presença digital, tendências e oportunidades para destinos turísticos goianos”, com Lipe Camanzano, que já liderou grandes empresas de turismo, como a Decolar.com, e “Turismo criativo, redes de cooperação e impacto territorial” com Karina Zapata, mestre em Política e Gestão da Cultura pela Universidade Autônoma de Barcelona.  

Na solenidade de abertura, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, destacou a união de todos os segmentos ligados ao setor durante a crise causada pela pandemia. Ele afirmou que deve  ampliar o convênio com o Sebrae-GO para dar continuidade  às ações de qualificação nas 10 regiões turísticas. “O evento de hoje é muito emblemático para todos nós. Eu desafio a minha equipe e desafio vocês para que 2022 seja o grande ano do Turismo, da história de Goiás “, afirmou. 

Os participantes se mostraram animados com a retomada do setor. O presidente da Federação Goiana de Municípios, Haroldo Naves, ressaltou a importância do turismo na geração de emprego e renda. “Houve um prejuízo grande com a pandemia. Essa capacitação oferecida pela Goiás Turismo e Sebrae-GO é um passo importante para a recuperação ”, ressaltou. 

Para a diretora de meio ambiente e turismo da Prefeitura de Jandaia, Marta Brito, o Programa Turismo 4.0 foi fundamental no planejamento das ações do município, de acordo com a sua vocação. “Hoje saio do evento inspirada e com grande expectativa para o ano que vem”, comemorou.

A secretária de Turismo de Pirenópolis, Vanessa Leal, parabenizou a iniciativa da Goiás Turismo. “Essa parceria com o Sebrae foi muito feliz para trazer para nós,  que estamos na ponta, mais qualificação. Esperamos que essa parceria continue “, acrescentou. 

O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio (Cetur), Ricardo Rodrigues, disse que há muitos anos não havia integração entre o poder público e a iniciativa privada, como ocorre atualmente na gestão da Goiás Turismo. 

Na avaliação da gestora de turismo do Sebrae-GO,  Priscila Vilarinho, os resultados do programa vão além das consultorias e capacitações realizadas com gestores públicos e empresários dos 79 municípios turísticos durante todo o ano. “O que a gente vê pela frente é o fortalecimento da governança. É o que mais precisamos nesse momento. Nossa intenção é continuar trabalhando no fortalecimento dessas regiões turísticas”, pontuou. 

Segundo o coordenador de estruturação e produtos turísticos da Goiás Turismo,  Luciano Guimarães , a equipe da agência percorreu mais de 7 mil quilômetros na realização dos encontros regionais, ouvindo as demandas, debatendo projetos e promovendo capacitação.  Ele comemorou a grande participação no encontro estadual. “Hoje, todas 10 regiões turísticas estão representadas no evento e recebemos outros municípios interessados em entrar para o Mapa do Turismo. Saio daqui muito feliz com essa grande participação de cerca de 300 pessoas, de 80 municípios. Isso mostra o interesse de todos em trabalhar em equipe. É isso que vai fazer a gente voltar com tudo no pós-pandemia.”

Prestigiaram o Encontro Estadual, o presidente da GoiásFomento, Rivael Aguiar; o presidente da Goiás Parcerias, Diego Soares; o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves;  Diretor de Atendimento e Relacionamento do Sebrae-GO, Marcelo Lessa; gerente-adjunta da unidade do Sebrae Nacional, Karen Sitta; presidente da Agência de Turismo, Eventos e Lazer de Goiânia, Valdery Júnior; deputado estadual, Virmondes Cruvinel; diretora do Instituto Federal de Goiânia, Adriana Ferreira; presidente da Associação das Águas Quentes, Antônio Marçal, prefeito de Bonfinópolis, Kelton; prefeito de Colinas do Sul, Paulino Batista; prefeito da cidade de Goiás, Aderson Gouveia; presidente da Abrasel-GO, Danilo Ramos, presidente do Cetur-GO, Ricardo Rodrigues; e presidente do Convention Visitor Buerau Goiânia, Antônio Rios. 
 

Programa Turismo 4.0
 

Com foco na retomada dos serviços, a Goiás Turismo e o Sebrae -GO realizaram, durante todo o ano de 2021, o Programa Turismo Goiás 4.0 em três fases. A primeira, ocorreu com a realização do Encontro Estadual de Governança Turística de Goiás visando mobilizar e socializar os empresários do segmento com desenvolvimento de líderes e fortalecimento da governança. A segunda foi dedicada ao atendimento às empresas com consultorias e capacitações gratuitas em marketing digital, adequação de negócios, protocolos de biossegurança, entre outros. E a terceira contou com uma estratégia de inteligência de gestão, com mapeamento, estudo e análises para produção de informações de gestão e inteligência de mercado.

Fonte: Goiás Turismo

Check Also

MTur investe R$ 1,3 milhão na construção de portais turísticos em três estados

Um investimento de R$ 1,320 milhão do Ministério do Turismo vai permitir que cinco municípios …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.