Dia da Amazônia Azul: uma homenagem ao mar do Brasil e suas riquezas

Data nacional celebra a importância do território marítimo do país, que atrai visitantes de todo o mundo e representa um símbolo do turismo brasileiro

16-11-21 PRAIA DA BOCA DA BARRA - BOIPEBA BAHIA - CRÉDITO MARCIO FILHO - MTUR DESTINOS.jpg

Esta terça-feira (16.11) marca a celebração de uma das maiores virtudes naturais do Brasil, que cativa o interesse de visitantes nacionais e estrangeiros e contribui para a movimentação de turistas país afora. Trata-se da chamada “Amazônia Azul”, conceito que abrange os espaços oceânicos da nação, orientando o seu desenvolvimento econômico e inserindo o Brasil na vanguarda da preservação e do uso sustentável de seus mares.

A expressão, que alude à importância da Floresta Amazônica para o país, engloba uma área marítima total de cerca de 5,7 milhões de quilômetros quadrados sob jurisdição brasileira – o equivalente a aproximadamente metade da massa continental nacional. Estes inúmeros locais do Brasil são ricos em recursos de fauna, flora e biodiversidade, favorecendo a realização de atividades ligadas ao turismo, a exemplo do segmento náutico.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressalta que a Amazônia Azul constitui um dos diferenciais competitivos do Brasil no pós-pandemia. “Nosso país é o único com seis biomas – Pantanal, Pampa, Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga e Cerrado – e também oferece sua imensa região costeira, que possui a maior fauna de peixes do mundo. Atrativos que, certamente, vão posicionar o Brasil como um grande player do turismo global no pós-pandemia”, aponta.

Em 2020, no Dia da Amazônia Azul, o presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou decreto que institui o 10º Plano Setorial para os Recursos do Mar. O texto define diretrizes no setor com medidas voltadas ao desenvolvimento sustentável de atividades de exploração e aproveitamento dos recursos vivos, minerais e energéticos. A data decorre da Lei 13.187/2015, uma referência à entrada em vigor da Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar (1994).

OPÇÕES – Publicação lançada no mês de julho deste ano pelo Ministério do Turismo indica atrações e produtos relacionados ao mar em todo o território nacional, além de rios, lagos e reservatórios de água doce. Trata-se do primeiro Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo com foco no Turismo Náutico, elaborado pelo órgão do governo federal e que lista os principais destinos e opções de lazer no segmento. (Acesse AQUI)

A elaboração do documento contou com apoio da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), formada por MTur, Embratur, Sebrae e órgãos oficiais de Turismo das 27 Unidades da Federação. Também colaboraram o Grupo de Trabalho de Turismo pelas Águas – colegiado do MTur que debate melhorias no setor -, a Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) e a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).

Fonte: André Martins/Ministério do Turismo

Check Also

Embaixador da União Europeia visita a Universidade Federal de Goiás

A Universidade Federal de Goiás (UFG) recebe a visita do embaixador da União Europeia no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *