Cachoeira Águas Claras: uma trilha imperdível no Vale do Capão

Depois de passar 10 dias incríveis na Chapada Diamantina, vim aqui compartilhar com vocês algumas das trilhas e cachoeiras que visitei por lá. Hoje vou contar minha experiência e dar algumas dicas sobre a trilha para a Cachoeira Águas Claras, passando pelo Morrão. Se você está planejando sua viagem para lá, não deixei de conferir os outros posts sobre a Chapada Diamantina aqui!

Morrão é um dos cartões postais da Chapada Diamantina e pode ser visto de diversos lugares, uma vez que está localizado em meio ao Gerais do Morrão. A vegetação é diferente: similar a uma savana africana.

Bem no pé do Morrão, localiza-se a Cachoeira Águas Claras, com águas clarinhas, como o nome já diz. Lá você encontra uma sequência de três poços deliciosos e perfeitos para dar um mergulho. É incrível a formação do local misturada com a vegetação, parece que o local foi feito por um paisagista experiente no assunto.

Cachoeira Águas Claras, Chapada Diamantina

Newslettercadastre-se gratuitamente

QUER VIAJAR MAIS E MELHOR?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Cachoeira Águas Claras, Chapada Diamantina
Cachoeira Águas Claras, Chapada Diamantina

Eu acho que só vale a pena fazer esse passeio se você estiver com tempo sobrando ali pelo Vale do Capão. Apesar de ser lindíssimo, acho que os principais vão roubar sua atenção (Pati, Pratinha, Poço Azul, Buracão, etc), mas se você optar por ficar hospedado no Vale do Capão e quiser conhecer melhor a região, vale muito a pena!

Conheça outras 3 cachoeiras no Vale do Capão: Rio Preto, Purificação e Conceição dos Gatos

A trilha para o Morrão se inicia com esse poço, que é uma ótima pedida ao final da trilha, quando você está precisado de um mergulho pra refrescar!

Trilha Águas Claras, Chapada Diamantina

Nível de dificuldade da trilha da Cachoeira Águas Claras

Existem duas maneiras de fazer o passeio: ir apenas na Cachoeira Águas Claras (nossa opção) ou adicionar também o Morrão no roteiro. Na segunda opção, muita gente faz em dois dias, acampando na Toca das Águas Claras e retornando no dia seguinte. Ao entrar em contato com seu guia você pode ver qual é a melhor opção para você.

A trilha para a cachoeira é considerada leve / moderada. Leva-se cerca de 2h para chegar até lá, mas a maior parte é no plano, o que deixa o caminho mais tranquilo. Chegando lá, nada como dar um mergulho nas águas geladas e refrescantes. Já para o Morrão, você tem que estar mais bem condicionado, pois a subida é íngreme e intensa.

Se você gosta de fazer trilhas de bike, essa é uma ótima opção! Vi alguns rastros de bike pelo caminho e pelo que ouvi essa é uma trilha famosa por lá.

Trilha Morrão, Chapada Diamantina

Como chegar na Cachoeira Águas Claras

Se você for de carro, saindo de Lençóis, é só seguir pela BR242 em direção a Palmeiras. Chegando lá, você atravessa a cidade e segue pela estrada de terra até o Capão. São cerca de 70 km.

Indo de ônibus, pela empresa Real Expresso, você chega na cidade de Palmeiras e de lá é preciso pegar uma carona até o Vale do Capão. Sempre tem carros fretados no local que cobram cerca de R$20 por pessoa para ir até lá.

Se você quiser ir por conta própria é um pouco complicado chegar lá, pois não há sinalização. A entrada para a trilha fica em uma bifurcação da estrada Palmeiras – Capão um pouco antes de chegar ao povoado.

Confira também: tudo que você precisa saber para planejar seu trekking pelo Vale do Pati

Guias para a Cachoeira Águas Claras

Acho importante ir acompanhado de guia nessa trilha, pois há muitas bifurcações e risco de encontrar cobras pelo caminho. Li relatos de pessoas que encontraram uma meia dúzia delas no caminho. Terrível ne?

Dica importante: lembre-se de fazer contato com o guia antes de ir para a trilha, pois se vocês não se derem bem, você terá que aguentá-lo por longas horas. Digo isso por experiência própria!

Indicações:

Bicho de Serra
Website
Tel: 75 3344-1156

Associação de Condutores de Visitantes (Vale do Capão)
Tel: 75 3344-1087

Terra Chapada (boa para quem está procurando cicloturismo)
Website
Tel: 75 3334-1428

Quanto custa visitar a Cachoeira Águas Claras?

O guia custa em média R$40 por pessoa se você for com um grupo. Não está incluso transporte, nem alimentação.

Checklist com itens essenciais para a trilha

Fiz uma pesquisa de onde encontrar os melhores acessórios que citei acima. Para conferir é só clicar em cima do que te interessou!

Mochila de ataque de 30-40l;
Tênis ou bota de caminhada confortável;
Roupas leves com proteção UV (eu não sabia o quanto era bom ter roupas com proteção até eu usar nessa viagem);
Chapéu ou boné;
Óculos de sol;
Lanterna;
GoPro (para registrar todas as paisagens lindas);
Camel back (reservatório de água com aquela mangueirinha sabe?);
Toalha de secagem rápida (essencial para os mergulhos nas cachoeiras);
Roupa de banho;
Lanchinho para a hora que bater a fome;
Sacolinha de lixo (para não deixar vestígios no caminho).

Fonte: Mala de Aventuras

About Luiza Melo

Check Also

Pedra do Baú – São Bento do Sapucaí

Sem dúvida a Pedra do Baú é o principal atrativo de São Bento do Sapucaí, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *