Conheça os 10 destinos turísticos mais visitados de Goiás

caldas novas . barco 4 . silvio quirino . goias turismo

São tantas opções de lugares para serem visitados no Brasil, que fica difícil escolher o melhor destino. O Estado de Goiás possui pontos turísticos com paisagens paradisíacas que valem a pena serem visitadas. As cidades prometem diversão, tranquilidade e qualidade nas hospedagens e atendimentos em geral. O Diário de Goiás separou as 10 cidades turísticas mais visitados em Goiás.

Caldas Novas

Conhecida pelas águas quentes, com temperaturas que variam de 20º C a 60º C , Caldas Novas recebe quatro milhões de turistas por ano. A cidade também conta com a maior quantidade de leitos hoteleiros de todo o Estado de Goiás, com boa qualidade e atendimento.

Uma das principais atração de Caldas é o Lago do Corumbá, formado pela represa de águas do Rio Corumbá para a geração de energia hidrelétrica de Furnas. O local é ideal para quem gosta de diversão. Os visitantes podem realizar passeios de barco, jet ski, tomar banho de sol e curtir a paisagem.

Como um dos cartões postais do Centro-Oeste brasileiro, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCAN), fica aberto aos turista e nativos para visitação, ciclismo e caminhada.

A Lagoa do Pirapitinga não pode ficar de fora, a Lagoa Quente chega a temperaturas em torno de 57º C, estando entre as águas mais quentes da região. Além de possuir lindas paisagens, foi o marco da descoberta das águas quentes de Caldas Novas.

  Pirenópolis

pirenopolis . cachoeira do rosario 2 . silvio quirino

A 128 km de Goiânia, a cidade de Pirenópolis foi tombada como conjunto arquitetônico, paisagístico, urbanístico e histórico. A Cidade oferece passeios com direito a visitas às cacheiras e trilhas no Parque Estadual Serra dos Pirineus, além de muita comida, atrações culturais, festas religiosas, cinema e literatura.

Uma das características mais marcantes de Pirenópolis, é a cultura com as tradicionais festas comemorativas e religiosas, que atrai turistas de todos os cantos do Brasil. Os turistas que vão podem realizar atividades, junto a natureza e com bem estar.

 Cavalcante

cavalcante cachoeira rei do prata 19 silvio quirino goias turismo

Município do estado de Goiás, Cavalcante oferece paisagens linda para quem vai visita-la. Fica localizada ao Norte dos Veadeiros, com 60% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O município também abriga parte da comunidade Kalunga. Entre uma das principais atrações turísticas são as várias cachoeiras, como as do Rio Prata, de Santa Bárbara, da Capivara, a Ponte de Pedra e as da Veredas.

Pontos turístico: Cachoeira Rei da Prata, Cachoeira Santa Bárbara, Cachoeira Toca da Onça, Cachoeira Ave Maria, 1º Cachoeira da Prata, Cachoeira Candaru, Cachoeira Ponte de Pedra, Poço Encantado, Mirante da Ponte da Pedra e Cachoeira Veredas.

O nome Cavalcante é em homenagem ao fundador e colonizador, o garimpeiro Julião Cavalcante. O local foi descoberto após a chegada de Julião e seus companheiros em buscas de minas de ouro.

 São Miguel do Araguaia

sao miguel do araguai. goias turismo

A cidade promete diversão para quem gosta de pesca e esportes aquáticos, com acesso à Luiz Alves, à Ilha do Bananal e praias fluviais, as belezas naturais do local encantam os banhistas. Banhadas pelo Rio Araguaia a região teve sua primeira exploração, em 1952, com a chegada dos colonizadores, José Pereira do Nascimento, curandeiro espírita, Lozorik Belém e Ovídio de Souza. Atualmente São Miguel do Araguaia vive da agricultura, pecuária, turismo e comércio.

O nome da localidade é em homenagem ao Santo Padroeiro, São Miguel Arcando e ao Rio Araguaia pelo qual é banhado.

 Aruanã

araguaia por do sol 5. silvio quirino. goias turismo

Localizada no encontro dos rios Vermelho e Araguaia, a cidade é conhecida como a praia do Centro-Oeste. Em Aruanã, os turistas podem realizadas várias atividades, como pescas esportivas, prática de esportes aquáticos nos rios, Camping, conhecer a cultura e tradição dos indígenas Karajá.

O grupo Karajá ocupa as margens do rio Araguaia, com 21 aldeias e uma população de aproximadamente 2,9 mil pessoas. As diversas manifestações culturais fundamentam-se a identidade indígena, com o artesanato, grafismo e a arte plumária. O grupo é um referência cultural que ultrapassa o espaço das aldeia e consolidam-se como identidade do território cultural regional.

 Alto Paraíso de Goiás

alto paraiso cachoeira almecegas i foto 3 silvio quirino goias turismo

Localizada no nordeste goiano, Alto Paraíso atrai turistas pelas suas belezas naturais. Com 120 cachoeiras de águas cristalinas, o lugar é aconselhado para quem gosta de aventura, ecoturismo ou até mesmo tranquilidade. A cidade abriga o distrito de São Jorge, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Além das paisagens, a diversidade cultural em meio a natureza faz parte do lugar.

Cachoeiras: Águas Termais do Morro Vermelho, Cachoeira Almécegas I, Cachoeira Almécegas II, Cachoeira Água Fria, Cachoeira do Abismo, Santuário Ecológico Raizama, Sertão Zen (trilha e cachoeira), Vale da Lua, Vale do Macacão, Vale Dourado, Catarata dos Couros, Macaquinhos, entre outas.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: Travessia das Sete Quedas, Trilha da Siriema, Trilha dos Cânions e Carioquinha e Trilha Dos Saltos do Rio Preto.

 Cidade de Goiás

cidade de goias . serra dourada 1 . flavio isaac

A Cidade de Goiás foi tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade em 2001, pela Unesco, o título faz referência a arquitetura e a cultura da cidade. A antiga Capital do Estado de Goiás, cresceu nos últimos anos no aspecto turístico. Quem visita à cidade costuma se deslumbrar com a cultura religiosa e a história.

As cores e a arquitetura colonial das casas tem referência especial no século XVIII, além da iluminação inspirada nos antigos lampiões de gás do Brasil Colônia. A antiga capital, oferece trilhas que levam as cachoeiras, que passam pelos Rios Mandu e Zanzan e vão até Cânion da Carioca e ao Morro das Lajes, lugar especial para apreciar o pôr do sol.

 Formosa

formosa buraco das araras 6 silvio quirino goias turismo

Situada a 281 Km de Goiânia, a cidade de Formosa surgiu em meados do século XVIII, quando o estado de Goiás fazia parte da capitania de São Paulo. O local foi formado após moradores de uma cidade vizinha fugirem de seu povoado, por um surto de malária.

A cidade oferece muitas opções para quem gosta de diversão e aventura. Com grutas, cachoeiras, rampas de voo livre e trilhas, garante aos visitantes muita adrenalina.

 Rio Quente

rio quente . rio 1. flavio isaac

A Cidade de Rio Quente já foi distrito de Caldas Novas, e tem o maior rio de águas termais do mundo, o que atraí muitos turistas devido as águas quentes. Rodeada pela vegetação e fauna do cerrado, as águas atingem uma temperatura em média de 38º C. Anualmente o lugar recebe cerca de 1 milhão e 300 mil pessoas, sendo elas brasileiros e estrangeiros do mundo todo. A cidade foi descoberta em 1722, pelo bandeirante Bartolomeu Bueno Filho e atualmente conta com 4.311 habitantes.

 Jataí

Boa opção para quem gosta de aventura, a cidade de Jataí oferece banho em Águas quentes e muita diversão. Nos rios das cidade os visitantes podem andar de Jet Ski, fazer pesca esportiva, trilhas até as cachoeiras, além de outros esportes aquáticos.

jatai. memorial jk . prefeitura de jatai

About Luiza Melo

Check Also

Canyons de Furnas – Capitólio/MG

Conhecido como a “Cidade Rainha dos Lagos”, Capitólio é um pequeno município localizado em uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *