Descubra mitos e verdades sobre o Monte Roraima

Considerada a maior montanha plana do mundo, o Monte Roraima fica localizado na fronteira entre Brasil (5% de toda a área), Guiana e Venezuela. Este ponto turístico com pouco mais de 30 quilômetros quadrados faz parte do Parque Nacional do Monte Roraima e tem como ponto culminante a altitude de 2.875 metros. Ao redor, falécias de até 1.000 metros complementam um visual único.

Mitos sobre o Monte Roraima: da novela à realidade

Além das maravilhas naturais, o Monte Roraima carrega mitos e muitas histórias que atraem turistas de várias partes do mundo. O primeiro, e talvez mais famoso, desses mitos diz que a maior montanha plana do mundo possui uma enorme quantidade de diamantes. É mito e dos grandes, uma vez que a região sequer foi local de garimpo ao longo de sua história.

Esta crença ganhou fama graças à grande popularidade da novela “Império”, exibida pela Rede Globo entre os anos 2014/2015. A montanha é composta somente por rocha, minerais, água e plantas variadas. Até existem alguns cristais (no Vale dos Cristais), porém sem qualquer valor elevado.

Santuário indígena

Este é um fato comprovado por pesquisadores e historiadores: o Monte Roraima é um local sagrado para as tribos de índios Pemon e Macuxis. Para a primeira tribo, por exemplo, a montanha é a Mãe das Águas e o líquido que sai dela é o sangue do mundo, já que é ali que algumas nascentes seguem até o Rio Amazonas.

A tribo Macuxis, por outro lado, considera que o Monte Roraima abriga a entidade sagrada Makunaima. Segundo os indígenas, Makunaima vive ali desde que um eclipse tocou o solo da montanha por meio da combinação entre raios dourados do Sol e prateados da Lua, gerando um índio guerreiro que faz o tempo ficar chuvoso sempre que alguém grita seu nome. A mesma lenda diz que os tradicionais cristais do Monte Roraima são, na verdade, as almas dos pajés que penetram na montanha após a morte.

Quando viajar e o clima no Monte Roraima

A melhor época para viajar até o Monte Roraima é entre os meses de setembro e março, pois o movimento de pessoas é maior e o clima está mais estável (com menos chuvas). O clima no Monte Roraima é bem característico da região tropical em que está localizado, ou seja, sol e chuva se alternam entre as estações do ano.

A temperatura fica entre os 20 e 22°C. No topo da montanha, esta média pode cair para 10°C durante o dia e até mesmo 2°C à noite.

O acesso ao Monte Roraima é liberado para qualquer pessoa, mas é recomendado ter um bom preparo físico para aguentar os mais de 90 quilômetros de trilhas, que podem demorar até mesmo dois dias inteiros.

FONTE: ADVENTURE CLUB

About Luiza Melo

Check Also

Chapada do Araripe – Ceará

A Chapada do Araripe é um ponto turístico que oferece inúmeras atrações naturais ao viajante: …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *