9 Fatos do Monte Roraima que Você Precisa Saber

O Monte Roraima é um dos lugares mais interessantes do mundo. Devido a sua natureza, como foi criado e posição geográfica, fatos interessantes sobre o Monte Roraima estão por todos os cantos!

FATOS DO MONTE RORAIMA #1 – ACESSO POR TRILHA CONTINUA A MESMA

Por muitos anos, tipo, muitos, era considerado impossível ascender o Tepui (como o monte é chamado pelo povo local). Isso continuou verdade até 1884, quando Everard Ferdinand im Thurn subiu a monta pela primeira vez.

Trilha Monte Roraima

A montanha já foi escalada por sua paredes verticais por alpinistas profissionais algumas vezes. Mas para o resto de nós, meros mortais, subir o Monte Roraima requer seguir a trilha. A única trilha! A mesma trilha que Sir Everard usou em 1884.

Fatos do Monte Roraima

Lógico que a trilha do Monte Roraima está mais aberta e batida, mas conseguimos ter um pouco da experiência que os primeiros exploradores tiveram há mais de 130 anos.

O Seguro viagem é essencial inclusive em viagens para a Venezuela (Principalmente para a Venezuela!). Faça seu seguro e garanta uma viagem tranquila e sem preocupação.

FATO #2 – DIAMANTES, MUITOS DIAMANTES!

São necessários três ingredientes para a criação de diamantes: Carbono, temperatura alta e pressão mais alta ainda. Na criação do Monte Roraima, a primeira existia e as outras duas aconteceram para a montanha ser criada no meio da Savana.

Cristais Monte Roraima
Relaxem, é só quartzo!

Alguns lugares dizem que nunca existiu diamante no Monte Roraima. Outras pessoas, como o nosso guia, conhece algumas pessoas em Santa Elena de Uairén que ficaram muito ricas através de diamantes achados na superfície do Monte Roraima.

Hoje, mineração é proibido e você pode ser revistado na saída do Parque Nacional.

Vale do Diamante Monte Roraima

A superfície do monte é repleta de cristais de quartzo (no lado brasileiro). Em vários lugares, é possível encontrar pontas de grafite. Onde tem grafite, tem diamantes (lembrem-se, carbono!).

Já existiram planos para mineração do Monte Roraima por ouro e diamantes. Ainda bem, continua proibido!

FATOS DO MONTE RORAIMA #3 – FLORA

O Monte Roraima, Monte Kukenan e outros tepuis ao redor, geologicamente falando, surgiram muito rápido através de uma explosão subterrânea. Essa é uma das teorias. A outra é que com a temperatura diminuindo e gelo se formando nos polos, o oceano que cobria essa região recuou, dando espaço para erosão.

Independente da teoria, a flora existente naquela época ficou elevada à 1000m acima dos arredores, criando um microclima único na região.

Flora Fatos do Monte Roraima

A região nos arredores tem um nível pluviométrico típico de clima tropical, com duas estações distintas, chuvosa e seca. Devido a levantamento orográfico, mesmo na época seca, nuvens condensam no topo da montanha quase que diariamente. Devido aos quase 2 bilhões de anos de isolamento e clima diferente, a flora do Monte Roraima evoluiu de uma maneira diferente do que a vegetação dos planos da Gran Sabana.

Flora Monte Roraima

Na subida pela trilha do Monte Roraima, dá para ver a vegetação mudando conforme for subindo! Aquela única e maravilhosa vegetação!

FATO #4 – FAUNA

Pelos mesmos motivos explicados nos fatos do Monte Roraima #3, a fauna também evoluiu, por muito tempo, sem acesso nenhum e sem nenhuma influência externa.

Sapo Monte Roraima

Devido a altura, posição global e idade, o Monte Roraima e a vida lá começou a surgir em uma época quando a camada de ozônio ainda era muito fina ou não existente (450 milhões de anos atrás). Para se protegerem de altas doses de radiação ultra-violeta, escorpiões pretos são equipados para refletir esses raios!

Fauna Monte Roraima
Escorpião preto refletindo luz ultra-violeta

É como se tivessem um protetor solar natural. O sapo Anomaloglossus roraima é um dos exemplos da fauna com essas características.

Fauna

O que é mais interessante é que a fauna e flora do Monte Roraima é diferente da fauna e flora do Monte Kukenán, que está ao lado. Vida evoluiu de maneiras diferentes e as espécies de sapos, escorpiões, bromélias etc também são únicas! Os sapos do monte Roraima, Kukenán e outros tepuis tem um ancestral em comum, datado 5.3 milhões de anos atrás mais ou menos, mas são de espécies diferentes.

Mais um debate… como esses sapos ancestrais chegaram ao topo dos tepuis?

O Seguro viagem é essencial inclusive em viagens para a Venezuela (Principalmente para a Venezuela!). Faça seu seguro e garanta uma viagem tranquila e sem preocupação.

FATOS DO MONTE RORAIMA #5 – TRÍPLICE FRONTEIRA

A tríplice fronteira entre o Brasil, Venezuela e Guyana está localizada no topo do Monte Roraima.

Triplice Fronteira Monte Roraima
O lado da Guyana não tem marcação, devido a disputas territoriais com a Venezuela

O Monte Roraima pertence, então a três países, pelo menos parte dele. Do total, 5% pertence ao Brasil, 10% à Guyana e 85% à Venezuela.

PORQUE A FRONTEIRA FICA NO TOPO DO MONTE RORAIMA?

A verdade é que eu não sei e não achei lugar nenhum que explicasse exatamente o porque. Mas, geralmente, fronteiras são divididas por características geográficas da região. Ter fronteiras em picos mais altos é algo comum, assim como acontece entre Argentina e Chile, Butão e Tibet, Tibet e Nepal etc etc. A fronteira entre o Brasil e a Venezuela também não é diferente. Começa no Topo da Rocha Cucuy, na tríplice fronteira entre o Brasil, Venezuela e Colômbia, segue pela divisa entre as bacias do Rio Orinoco e do Rio Amazonas até o Monte Roraima.

Segundo a Venezuela, a Tríplice Fronteira não existe, pois a região da Guyana que inclui o Monte Roraima é disputada pelos dois países.

FATO #6 – CUME MAIS AMPLO DO PLANETA

Quando pensamos em cume, pensamos em uma ponta que mal dá para ficar em pé. Já no Monte Roraima, o cume é um platô enorme, com mais ou menos 50 kilômetros quadrados de área. O nome tepui significa mesa, na língua local.

Cume do Monte

Em um dos dias de trilha no Roraima, andamos 14km no cume. Pensa, é bastante coisa em cima de uma montanha!

FATOS DO MONTE RORAIMA #7 – MUITAS CACHOEIRAS, NENHUMA NASCENTE

O cume do Monte Roraima é vasto! Muito grande! Com uma umidade média de 80-85% durante o ano inteiro, chove muito! Tipo, muito! E com precipitação anual podendo chegar à 4000mm (4 metros de chuva por metro quadrado de área), muitos lagos, canais subterrâneos e cachoeiras são formados.

Cachoeiras Monte Roraima
Uma das cachoeiras do Monte Roraima

É muita água! Tanta água que a nascente de alguns rios é a chuva que cai em cima do Monte! Alguns são perenes (com água o tempo todo), outros sezonais (secam em épocas de estiagem). O Rio Kukenán e o Rio Arabopó são os maiores rios com nascente no Monte Roraima.

FATO #8 – UMA DAS FORMAÇÕES GEOLÓGICAS MAIS ANTIGAS DO PLANETA

Na época em que a Terra estava se formando, era explosões por todo lado. Vulcões e lava para todo lado.

O Monte Roraima foi formado durante o período Pré-Cambriano, mais especificamente o período paleoproterozoico, por volta de 2 bilhões de anos atrás.

Representação artística do Período Pré-Cambriano

Isso aconteceu por volta da época quando a África e América se dividiram.

Por do Sol Tepui

Sendo assim, o Monte Roraima é considerado uma das formações rochosas mais antigas do planeta, se não a mais antiga.

Foi nessa época que oxigênio se formou na atmosfera, dando origem a água e formação dos oceanos. Foram alguns milhões de anos chuva. Duas teorias existem para a formação do Monte: Erupção subterrânea ou erosão pós-recuo dos oceanos. Quando houver um consenso, atualizarei esse post!

FATOS DO MONTE RORAIMA #9 – TEMPERATURA E UMIDADE

Como um nerds meteorológico, existe uma coisa chamada “taxa de lapso adiabático, seco e úmido”.

Isso significa que a temperatura cai conforme subimos. E esses valores são bem definidos. A “TLAS (seca)” significa que a temperatura cai 9.8 graus Celsius para cada km de ascenção. A “TLAU (úmida), 4.8 graus Celsius por km.

Humidade Monte Roraima

Dado o clima do Monte Roraima, isso significa que a temperatura lá em cima é pelo menos 5 graus Celsius menor do que lá embaixo.

Ar úmido não curte duas coisas: Temperatura baixa e queda de pressão atmosférica. Sendo assim, significa o topo do monte Roraima (e de qualquer outra montanha) tem os ingredientes perfeitos para condensação. Por isso, chove muito lá em cima!

Humidade

Por isso é muito importante sempre ter roupa seca ou roupas que secam rápido!

Pin este pin no seu Pinterest!

Nota:Há alguns links nesse post de programas afiliados. Informamos que vocês não pagarão nada a mais por utilizar esses links, podem logar em sua conta normalmente e às vezes tem até mais descontos, mas, nós do Mochilão a Dois, receberemos uma pequena comissão. Se você gosta do nosso trabalho, por favor, utilizem nossos links e colaborem para que o nosso blog continue crescendo. Ficaremos muito felizes. 

FONTE: MOCHILÃO A DOIS

About Luiza Melo

Check Also

Em Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, ministro defende escritório regional no Brasil

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, defendeu nesta quinta-feira (02.12), durante Assembleia Geral da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *