Conheça lugares do Brasil que foram cenários de filmes

Quantas vezes você já viajou para lugares maravilhosos sem precisar sair de casa? Os livros e filmes ajudam bastante nessa aventura. Lembra de Um Lugar Chamado Notting Hill, A Praia, Sob o Sol da Toscana, Comer, Rezar e Amar, entre outros?

Então, aproveitando a proximidade do Oscar – prêmio de reconhecimento a profissionais da indústria cinematográfica – buscamos lugares que foram cenários de filmes, famosos ou não, e que farão você viajar e conhecer locais extraordinários do nosso Brasil.

Cabaceiras – Paraíba

Conhecida como “Roliúde” nordestina, a cidade no sertão paraibano foi cenário de diversos filmes, documentários e cenas televisivas, entre esses o Auto da Compadecida.

Localizada a 189 km da capital João Pessoa, Cabaceiras é um dos principais destinos rurais e cinematográficos do país.Lajeado de Pai Mateus

Lajeado de Pai Mateus uma das Sete Maravilhas da Paraíba

As belas paisagens formadas pela caatinga seca e retorcida e pelas rochas da região atraem brasileiros e estrangeiros que visitam o famoso Lajeado de Pai Mateus, a arquitetura original da cidade, o Memorial Cinematográfico, as inscrições rupestres na cidade vizinha de Ingá, Monumento natural Saca de Lã e claro, o letreiro “Roliúde Nordestina”.

Cabaceiras tem a produção artesanal e o bode como principais forças econômicas. O bode, faz tanto sucesso na cidade que tem até um monumento em homenagem ao animal e também a festa do Bode Rei, que ocorre anualmente no mês de junho; além claro do uso na culinária e artesanatos locais.

Jalapão – Tocantins

Um deserto brasileiro é a melhor descrição para a região do Parque do Jalapão no estado do Tocantins. Distante cerca de 200 km da capital Palmas, o local foi um dos cenários para os filme Deus é Brasileiro Xingú.Parque Estadual do Jalapão

Jalapão, destino conhecido pelos apaixonados pelo ecoturismo e turismo de aventura

Dunas douradas, cachoeiras, chapadas, grutas, rios e muito contato com a natureza é o que reserva os mais de 30 mil km². Além das paisagens exuberantes é possível praticar esportes como rafting, canoagem, rapel e trilhas, presenciar animais como araras azuis, jaguatiricas, crocodilos, cervos e tantos outros.

Os atrativos mais procurados pelos turistas são as Cachoeiras da Velha e do Formiga, o Fervedouro e a Serra do Espírito Santo. Normalmente os roteiros pelo Parque duram de 2 a 4 dias, e o ponto de partida será sempre a cidade de Palmas.

Para saber mais, visite o site oficial do Parque do Jalapão.

Imbassaí – Bahia

Imbassaí, distante 130 km de Salvador e 14 km da Praia do Forte, é a primeira praia da Linha Verde, como é chamada a estrada do litoral norte baiano que liga o estado ao Sergipe.Praia de Imbassaí

Imbassaí, originariamente uma pequena aldeia indígena, é um dos destinos turísticos mais visitados da Bahia

Parte do município de Mata de São João, o vilarejo, foi cenário do filme “Os Homens São de Marte.. E É Pra Lá Que Eu Vou”. Ainda conservando a calma e a tranquilidade baianas a cidade conta com boa estrutura de pousadas, bares e restaurantes e atualmente até resorts para receber os turistas.

O acesso à praia de Imbassaí, que dá nome ao local, é feito com pequenas embarcações (janguadas) ou atravessando as pinguelas de madeiras instaladas na região. A recompensa é uma orla de 6 km contornada por coqueirais, dunas gigantescas e rios, cenário digno de cinema.

Outra praia bastante visitada e considerada uma das mais bonitas da região é a praia de Santo Antônio, considerada uma das mais bonitas a região. O acesso é feito através de uma trilha de 1 km, após o Arraial do Diogo, que termina na praia emoldurada por areias brancas e coqueiros.

Além do turismo ainda rústico no local, a economia é movimentada pelos belos artesanatos feitos a partir da palha, que é traçada e tingida, formando bolsas, carteiras, enfeites de sala e cozinha.

Serra Gaúcha – RS

GaribaldiFarroupilhaBento GonçalvesCambará do SulSão José dos Ausentes e Antônio Prado são cidades na serra do Rio Grande do sul que foram usadas como cenários de diferentes produções, cinematográficas e televisivas.Canion Fortaleza - RS

Talhado de forma a lembrar as muralhas de um forte, o Cânion Fortaleza é um dos mais conhecidos em Cambará do Sul

Por exemplo, O Quadrilho, de 1993, foi um marco para a pequena cidade de Antônio Prado que passou a entrar na rota turística após as filmagens. As cidades de Garibaldi, Farroupilha e Bento Gonçalves foram cenário de O Filme da Minha Vida, lançado em 2015. E a dupla Cambará do Sul e São José dos Ausentes, junto com seus cânions, foram usadas na produção da minissérie A Casa das Sete Mulheres.

Na serra, além das paradisíacas paisagens que trazem montanhas, rios, cachoeiras, chapadas, é possível realizar trilhas e cavalgadas e apreciar a forte cultura italiana presente no local, através da arquitetura, festas e gastronomia.

A dupla Floresta Amazônica – AM e Rio de Janeiro – RJ

A dupla é a queridinha brasileira quando o assunto é filme. A capital fluminense e a Floresta Amazônica já foram cenários de produções de sucesso, documentários, filmes alternativos, de terror, infantis e até de animações.Floresta Amazônica

Conhecida como “Pulmão do mundo”, a Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo

Quem não se recorda de Rio e Rio 2? A história dos últimos exemplares de araras azuis – Bilú e Jade acontece em sua maior parte na cidade do Rio de Janeiro, onde eles vivem grandes aventuras passando pelos principais pontos turísticos da cidade. Já na continuação do filme, a família das araras-azuis, agora maior, decide se aventurar pela Floresta Amazônica e conhecer a vida selvagem.

A Floresta Amazônica pode ser assistida em Tainá Tainá 2; no francês AmazôniaA MissãoFitzcarraldoA Floresta das Esmeraldas; e no famoso Anaconda.Praia de Ipanema

Pedra da Gávea e Morro Dois Irmãos vistos da Praia de Ipanema

Enquanto isso, você encontra o Rio de Janeiro como plano de fundo em filmes como À DerivaTropa de EliteCidade de Deus; A Saga Crepúsculo – O Amanhecer (Parte 1) que também traz Paraty nas cenas; Os MercenáriosO Incrível Hulk; 007 Contra o Foguete da Morte (sim de 1979); Turistas, com cenas também da Bahia e de São Paulo; e a franquia de sucesso Velozes e Furiosos que tem o quinto filme ambientado na cidade, entre tantos outros.

FONTE: BUSCA ÔNIBUS

About Luiza Melo

Check Also

MTur investe R$ 1,3 milhão na construção de portais turísticos em três estados

Um investimento de R$ 1,320 milhão do Ministério do Turismo vai permitir que cinco municípios …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *