Turismo no Brasil: 7 destinos incríveis para visitar no país

Quem faz turismo no Brasil sabe muito bem que não é preciso fazer uma viagem internacional para encontrar riquezas naturais, diversidade cultural, lugares paradisíacos e povo acolhedor.

Turismo no Brasil: belezas naturais e povo acolhedor

Bonito por natureza, não faltam motivos para fazer turismo pelo Brasil: o país é imenso, bastante diverso e reúne alguns dos mais impressionantes biomas do mundo. 

Você vai descobrir que não precisa ir para outros países para desfrutar de desertos, florestas, comunidades tradicionais e muito mais. 

O território brasileiro tem proporções continentais, o que significa que tem “um Brasil pra cada um”. Descubra qual é o seu e se prepare para férias inesquecíveis.

Vantagens Promo tem as melhores ofertas para você economizar na sua viagem! Encontre cupons e descontos para seguro viagem, hotel, aluguel de carro, e muito mais! Clique aqui e confira.

Qual é a importância do turismo para o Brasil?

Qual a importância do Turismo no Brasil?
Fonte: Pixabay

O Brasil é um país com enorme potencial turístico, sobretudo por conta de suas belezas naturais e de sua diversidade cultural. Entretanto, tamanho potencial ainda é pouco explorado.

Ou seja: há bastante espaço para crescimento, o que se traduz em melhores condições para turistas, setor de hotelaria, transporte, entre outros. 

Afinal, o turismo gera inclusão social, oportunidades de emprego e renda. Benefícios para toda a sociedade.

Qual a cidade que mais recebe turistas no Brasil?

O primeiro lugar no ranking de campeãs do turismo no Brasil é previsível: nenhuma cidade brasileira (ou da América Latina) atrai tantos visitantes quanto o Rio de Janeiro.

O Rio atrai pelo menos 2 milhões de estrangeiros todos os anos, cerca de um terço do total de turistas de outros países que visitam o Brasil. 

E não são apenas estrangeiros que se encantam com o Rio de Janeiro: a cidade também é o destino de mais de 5 milhões de visitantes domésticos, ou seja, de outras localidades brasileiras.

Passagens aéreas nacionais em promoção para turismo no Brasil

O Brasil é um país imenso, de proporções continentais. Assim, a melhor forma de se deslocar dentro do nosso território é por via aérea.

Principais tipos de turismo no Brasil

Do Oiapoque ao Chuí, você encontra todo tipo de destino em um só país: praias paradisíacas, cidades acolhedoras, cachoeiras deslumbrantes, metrópoles badaladas… Basta escolher a que mais te agrada.

Para te ajudar na hora de montar seu roteiro de férias, criamos uma lista com os principais tipos de turismo no Brasil. Confira!

Turismo ecológico ou ecoturismo

Turismo Ecológico no Brasil
Fonte: Pexels

Poucos países no mundo oferecem tantas opções de destino para turismo ecológico, ou ecoturismo, quanto o Brasil. 

As maravilhas naturais brasileiras vão muito além das praias paradisíacas de nosso litoral: são cachoeiras, corredeiras, cânions, cavernas e chapadas que desenham um mapa riquíssimo em biodiversidade.Está gostando do conteúdo?Receba as melhores dicas de viagens no seu e-mail!Fique tranquilo, não enviamos spam!

Turismo de aventura no Brasil

Se você está em busca de aventura e emoção, temos uma boa notícia para te dar: o turismo de aventura é um dos que mais cresce no Brasil.

Desde a prática de mergulho nas cavernas de Bonito (MS) até as escaladas de tirar o fôlego no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), não faltam opções para todo tipo de turista aventureiro. 

Turismo de sol e praia

Turismo de sol e praias no Brasil
Fonte: Pixabay

País tropical, o Brasil é sinônimo de sol e praia no imaginário de milhões de pessoas pelo mundo inteiro. Assim, o nosso litoral está entre os locais prediletos dos turistas de fora que que visitam as terras brasileiras.

Tudo isso forma o cenário ideal para fomentar o turismo de sol e praia em destinos como Rio de Janeiro, Fernando de Noronha (PE), Salvador (BA) e Florianópolis (SC). 

Turismo cultural

Nosso país é rico em patrimônios histórico e cultural, que estão espalhados por todo o nosso território. Isso se traduz na possibilidade de diversos roteiros de turismo cultural no Brasil de Norte a Sul.

Entre os destinos culturais mais famosos do país estão a Costa do Descobrimento, na Bahia, e o Circuito do Ouro e do Diamante, em Minas Gerais, que atraem milhões de turistas do Brasil e do mundo todos os anos. 

Turismo de negócios e eventos

Turismo no Brasil: negócios e eventos
Fonte: Pixabay

Muitas vezes, o turista escolhe seu destino de viagem baseado no interesse de participar de algum evento ou realizar atividades de negócios, como congressos, shows e exposições. 

Esse tipo de turismo pode ser bastante benéfico para a economia do país, já que gera oportunidades de renda e transformação social mesmo em períodos de baixa temporada.

Turismo rural

O turismo rural no Brasil é um prato cheio para quem busca uma oportunidade de mudar de cenário e curtir uns dias no campo, uma chance de fazer um tour gastronômico, cultural e social pelo país. 

O turista pode pegar o caminho da roça no Vale do Café (RJ), onde tem acesso a fazendas que remontam ao período colonial, ou, ainda, percorrer o Circuito Turístico Caminho dos Tropeiros, em Minas Gerais.

Assim, o turismo rural pode representar uma valorização das culturas e histórias do povo brasileiro, além de ser uma possibilidade de roteiro inesquecível para suas férias.

Turismo no Brasil: 7 destinos mais procurados

O Brasil vai muito além de suas praias e morros famosos entre turistas do mundo inteiro. Por todo o país você encontra paisagens deslumbrantes e um povo acolhedor. Para conhecer todos os destinos e aproveitar ao máximo com economia, garanta seu hotel e aluguel de carro nos parceiros do Passagens Promo.

A grande oferta de destinos turísticos no Brasil não impede que algumas cidades se tornem verdadeiros ímãs de visitantes. Conheça alguns dos lugares mais procurados por turistas no Brasil.

Mapa turístico do Brasil

Para você descobrir quais são as cidades mais visitadas do Brasil, montamos um mapa para te ajudar a criar seu roteiro de viagem perfeito. Confira!

1. Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa é a mais procurada por turistas no Brasil e não pode ficar fora da sua lista. O turismo no Rio de Janeiro movimenta mais de 7 milhões de visitantes de todos os cantos do mundo por ano.

Não perca a oportunidade de visitar o lendário Maracanã ou o impressionante Museu do Amanhã, além de centenas de atrações naturais e culturais.

Para garantir o bronzeado perfeito, nada melhor que um dia na famosa Praia de Copacabana. Aproveite o fim de tarde com o encantador pôr do sol visto do Arpoador.

2. São Paulo

Turismo no Brasil: São Paulo
Fonte: Pexels

A maior cidade da América Latina e o centro financeiro do Brasil tem uma ampla oferta de atrações turísticas e culturais. 

turismo em SP conta com mais de 280 salas de cinema, 180 teatros e diversos centros culturais e museus. Além de uma vibrante vida noturna que garante entretenimento para todos os gostos.

Você não pode deixar de visitar o MASP, com as coleções de arte mais importantes do continente, ou o tradicional Bairro do Bexiga, marco da imigração italiana no Brasil. 

Para quem curte atividades ao ar livre, vale a pena uma visita ao belíssimo Parque do Ibirapuera, que tem ampla área verde e cinco prédios com a assinatura inconfundível de Oscar Niemeyer. Imperdível!

3. Salvador

Salvador é a capital brasileira do axé, com praias paradisíacas, um bairro inteiro tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco (o Pelourinho), e guarda histórias incríveis sobre o período colonial no país. 

No seu roteiro de viagem por Salvador não pode faltar uma visita à Praia da Barra e o Elevador Lacerda, que tem mais de 73 metros e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

4. Fernando de Noronha

Fernando de Noronha
Fonte: Pixabay

Este arquipélago é um dos destinos turísticos brasileiros mais famosos no mundo inteiro.

Lugar perfeito para quem busca areias branquinhas e água cristalina. É bem fácil decidir o que fazer em Fernando de Noronha!

Por exemplo, é muito procurado para o turismo de aventura, devido às condições naturais ideais para a práticas como mergulho e snorkelling.

5. Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no Estado de Goiás, oferece aos turistas contato bem próximo com a natureza. Entre paredões rochosos e cachoeiras, a região é riquíssima em belezas naturais.

Quem busca turismo de aventura pode curtir a prática de rapel e tirolesa próximo a quedas d’água. Ou pode desfrutar de passeios mais sossegados, como os roteiros de observação de pássaros!

Ou seja: existe uma Chapada dos Veadeiros para cada perfil de turista. Basta descobrir qual é o seu.

6. Recife

Recife
Fonte: Pxhere

Conhecida como “Veneza brasileira” por seus canais navegáveis, os passeios em Recife são famosos pelos vários rios, pontes, ilhéus e penínsulas que se encontram.

Além de sol e mar, a capital pernambucana é rica em patrimônio histórico e cultural, com destaque para o centro histórico do Recife Antigo, com construções do século XVI.

A cidade conta com boa infraestrutura da rede hoteleira e diversas opções de restaurantes modernos e badalados, destino ideal para todo perfil de turista.

7. Foz do Iguaçu

Bem na fronteira brasileira fica a cidade de Foz do Iguaçu, destino de milhares de turistas que querem contemplar uma das maiores cachoeiras do mundo, as famosas Cataratas do Iguaçu.

Além de conhecer essa verdadeira maravilha da natureza, com mais de 2,7 km de extensão, você ainda pode aproveitar para dar uma esticadinha e conhecer Paraguai e Argentina. Viagem em dose tripla!

Bônus: destinos alternativos para fazer turismo no Brasil

Turismo no Brasil: destinos alternativos
Fonte: Pxhere

Como já deu pra perceber, existem destinos turísticos para todos os gostos no Brasil. 

No entanto, caso sua preferência seja por lugares menos badalados, não faltam destinos alternativos para fazer turismo no país. Confira!

São Thomé das Letras

Capital esotérica do Brasil, São Thomé das Letras, um marco do turismo em Minas Gerais, também é conhecida como a “cidade dos duendes” ou “cidade das pedras”.

Famosa por suas histórias e lendas, São Thomé das Letras fica em uma região com mais de 30 cachoeiras, além de diversas grutas e parques que atraem turistas do mundo inteiro.

Como a cidade é rica em trilhas e paisagens deslumbrantes, é também o cenário ideal para a prática de esportes radicais, como rapel, trekking, mountain bike, motocross e canoismo. 

Alter do Chão

Turismo no Brasil: Alter do Chão
Fonte: Pixabay

A cidade de Alter do Chão, no Pará, ficou famosa depois de ser apontada The Guardian como um dos mais belos destinos de praia no Brasil. Tudo isso em meio ao verde da Floresta Amazônica.

Na região, você pode desfrutar de um mergulho pelos belíssimos rios paraenses, com bancos de areia limpinha e uma gastronomia riquíssima.

Brotas

A cidade de Brotas (SP) é considerada um dos melhores lugares para turismo de aventura no Brasil. 

Conhecida como “capital da aventura”, o município é cercado por mais de 30 cachoeiras e está entre os preferidos de turistas que buscam a prática de esportes como tirolesa, rafting, canionismo e trekking.

Dicas para fazer turismo no Brasil

Na hora de montar seu roteiro de turismo pelo Brasil, é importante decidir quais lugares quer conhecer e quanto tempo pretende ficar em cada cidade.

Em seguida, é só escolher as atrações. Não deixe para se planejar em cima da hora e compre suas passagens aéreas com antecedência. Assim, garantirá preços mais baixos.

Vale a pena pesquisar bastante para descobrir as condições climáticas do destino escolhido, para não sofrer com imprevistos na hora de escolher o que levar na mala. 

Fique de olho nos preços e horários das atrações que pretende visitar. 

Como o Brasil é rico em opções de destinos turísticos, é recomendado que você alugue um carro para se deslocar entre cidades vizinhas, para conhecer outros cenários incríveis em uma mesma viagem. 

FONTE: PASSAGENS PROMO

About Luiza Melo

Check Also

Em Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, ministro defende escritório regional no Brasil

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, defendeu nesta quinta-feira (02.12), durante Assembleia Geral da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *