De encher os olhos: as 7 cachoeiras mais bonitas do Brasil

Quando o assunto é viajar para curtir a natureza e relaxar, os destinos com cachoeiras estão no topo das preferências dos brasileiros. E não é por menos: nosso país conta com uma variedade surpreendente de quedas d’águas de encher os olhos, capazes de renovar as energias até do mais cético dos turistas.

Para te ajudar a escolher seu próximo destino, compilamos as 7 cachoeiras mais bonitas do Brasil (não foi tarefa fácil!). Confira a lista e tente segurar sua vontade de fazer as malas agora mesmo!

Um descanso para os olhos (e a alma): as cachoeiras mais bonitas do Brasil

Casca d’Anta – São José do Barreiro/Serra da Canastra (MG)

cachoeiras-mais-bonitas-do-brasil2
 Créditos: Gustavo Couto/ Fonte: WikimediaCommons

Repleto de belas paisagens, o Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais importantes do Brasil, envolvendo 6 cidades e mais de 70mil hectares. São Roque de Minas, Delfinópolis, Vargem Bonita, Sacramento, Capitólio e São João Batista do Glória são os municípios que compõem essa que é uma das mais belas regiões do país –  especialmente devido à exuberância das suas cachoeiras.

Nesse cenário, a Casca d’Anta destaca-se por ser o principal cartão-postal da Serra da Canastra. A cachoeira, que é formada por nada menos do que 5 quedas d’água do Rio São Francisco, é conhecida especialmente por sua maior queda de impressionantes 186 metros, emoldurados por um paredão de pedra de cerca de 340 metros.

Vale destacar, ainda, que a Casca d’Anta é dividida em 2 partes: a parte alta e a parte baixa, sendo que a última permite um visual mais completo e ainda mais bonito do imponente fluxo de água.

Cachoeira de Santa Bárbara – Chapada dos Veadeiros (GO)

cachoeiras-mais-bonitas-do-brasil3
 Créditos: Naiane Cascardo/ Fonte: WikimediaCommons

Caribe de águas doces? Não, é a célebre Cachoeira de Santa Bárbara, uma das joias do Cerrado Brasileiro.

A região, que é conhecida por suas águas cristalinas azul-esverdeadas, pertence ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que abrange as cidades de Colinas do Sul, Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante (esta última deve ser o destino de quem deseja conhecer a queda d’água).

O acesso à Cachoeira de Santa Bárbara, via estrada de terra, é de 28km de distância desde Cavalcante até a entrada da Comunidade Kalunga, que abriga a beleza natural. Da entrada até a cachoeira, são mais 6km de uma trilha sem muitas dificuldades, mas com muita exposição solar. Não se esqueça de levar protetor e água – depois, é só se deslumbrar!   

Cascata do Caracol – Canela (RS)

cachoeiras-mais-bonitas-do-brasil4
Créditos: Josadaik Alcântara Marques/ Fonte: WikimediaCommons

É de tirar o fôlego! A cidade de Canela, na Serra Gaúcha, guarda esse tesouro natural no Parque Estadual do Caracol, localizado a apenas 7km do centro. Oferecendo infraestrutura completa para os turistas, o local possui um mirante para apreciar a Cascata a 131 metros de distância (possibilitando a famosa vista lateral).

Os mais aventureiros podem conferir a cachoeira de perto ao descer a icônica escadaria de 927 degraus. Vale destacar que é possível explorar todo o parque através de trilhas seguras e bem sinalizadas. Fica a dica!

Cachoeira Boca da Onça – Bodoquena (MS)

cachoeiras-mais-bonitas-do-brasil5
Créditos: Marcel Favery/ Fonte: WikimediaCommons

Com 156 metros, a Cachoeira Boca da Onça é a queda d’água mais alta do estado do Mato Grosso do Sul. Vale lembrar que a cachoeira é uma das atrações da Fazenda Boca da Onça, uma propriedade particular que recebe turistas em seus mais de 2000 hectares de mata preservada.

Com águas cristalinas, a queda deságua no Rio Salobra, que se origina na Serra da Bodoquena. A serra fica a apenas 55km de Bonito, oferecendo um grande complexo de trilhas, cachoeiras e atividades de ecoturismo, incluindo flutuação e rapel.

Bônus da trilha: até chegar à Cachoeira Boca da Onça, o turista encontra nada menos do que 10 quedas d’água, sendo que 3 delas são próprias para banho.

Cachoeira da Fumaça – Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

cachoeiras-mais-bonitas-do-brasil6
Créditos: r m/ Fonte: WikimediaCommons

Embora não faltem encantos naturais e belíssimas quedas d´água no Parque Nacional da Chapada Diamantina, pode-se dizer que a Cachoeira da Fumaça é a menina dos olhos dos turistas na região.

Com impressionantes 340 metros de altura, a atração fica localizada na pequena cidade baiana de Vila do Capão e possui 2 possíveis trilhas de acesso.

Para chegar ao poço, é preciso muita disposição: a trilha dura 3 dias, tem 20km e é cheia de obstáculos. Para cumprir a jornada com tranquilidade, é preciso levar itens de camping e contar com o apoio de um guia. No final, com certeza vale muito a pena – é possível mergulhar à vontade e contemplar a bela vista sem pressa.

Para quem não quer lançar mão de tanta adrenalina, a boa notícia é que há uma trilha alternativa bem mais tranquila – mas com acesso ao topo da cachoeira. O caminho é de apenas 6km e pode ser feito parcialmente de carro.

Cataratas do Iguaçu – Foz da Iguaçu (PR)

cachoeiras-mais-bonitas-do-brasil7
Créditos: ZECINTRA/ Fonte: WikimediaCommons

Não há como listar as mais belas cachoeiras do país sem mencionar as icônicas Cataratas do Iguaçu, no Paraná. Mundialmente reconhecidas pela beleza natural, as quedas d’água contam com 2.700 km de extensão (sendo 800km no Brasil e 1900 na Argentina).

Ao todo, são mais de 260 quedas com cerca de 70 metros de altura. O lado brasileiro das quedas fica na cidade de Foz do Iguaçu, e o Parque Nacional que abriga as cataratas fica aberto todos os dias, das 9h às 17h, com ingressos a preços variáveis.

Clique aqui para conferir o site oficial da atração!

Cachoeira do Tabuleiro – Conceição do Mato Dentro (MG)

cachoeiras-mais-bonitas-do-brasil8
Créditos: Rafael dos Reis Pereira/ Fonte: WikimediaCommons

Pela 2ª vez, Minas Gerais entra em cena na nossa lista: a Cachoeira do Tabuleiro já foi eleita a cachoeira mais bonita do Brasil pelo Guia4Rodas (2 vezes consecutivas!). Para muitos, a queda d´água não perdeu o posto de 1º lugar.

Com 240 metros de altura e um poço com cerca de 18 metros de profundidade, a Cachoeira do Tabuleiro também é conhecida como a “cachoeira do coração” devido ao desenho formado pela formação geológica que a rodeia. Incrível, não?

Para chegar ao destino, é preciso viajar os 22km de estrada de terra que separam Conceição do Mato Dentro do distrito de Tabuleiro. De lá, é preciso seguir até o Parque Estadual da Serra do Intendente, que fica aberto todos os dias das 7h às 16h. O ingresso custa cerca de R$10 e há 3 opções de trilha, com diferentes níveis de dificuldade.  

FONTE: GET MALAS

About Luiza Melo

Check Also

São Thomé das Letras – Minas Gerais

São Thomé das Letras em Minas Gerais, é famosa por seu lado místico e suas cachoeiras deliciosas. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *